segunda-feira, 5 de agosto de 2013

“Matematigol”: Assisense precisa de pelo menos 2 vitórias para disputar classificação

Nestário Luiz
5/8/2013

O Clube Atlético Assisense encerrou no último sábado, dia 3, o primeiro turno da segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. A equipe perdeu para o Diadema por 2 a 1 no ABC e terminou o turno na terceira colocação do Grupo 9 com dois pontos. Foram dois empates e uma derrota em três partidas.

O grupo é liderado pelo Diadema, que tem seis pontos. O Fernandópolis soma cinco pontos e é o segundo. Assisense e Taboão da Serra têm dois pontos, mas o time de Assis tem um gol marcado a mais e ocupa a terceira posição.

No primeiro turno, o Assisense empatou com o Fernandópolis e com o Taboão por 1 a 1 e perdeu para o Diadema por 2 a 1. Em todos os jogos o Falcão saiu na frente, mas tomou gols no fim e não conseguiu manter a vitória.

Depois da partida do último fim de semana, o técnico do Assisense, Ademilson Venâncio, falou sobre a derrota em Diadema. “Mais uma vez deixamos escapar o resultado. O empate que estávamos conquistando seria muito importante para o Assisense. O jogo estava controlado e eu alertei a defesa para que ela permanecesse atenta até o fim, mas numa bola longa o Diadema conseguiu virar. A Segundona é complicada mesmo. Enquanto o árbitro não apita o fim do jogo é preciso ter atenção redobrada”, afirmou.

Para o treinador, os gols no fim ocorreram por falta de atenção. “Esse em Diadema e os outros gols que sofremos nos últimos minutos ocorreram por causa de desatenção. Contra o Diadema, depois da expulsão do Willian Goiano, a zaga não conseguiu se ajeitar, mesmo com os alertas que passei para os jogadores. O adversário aproveitou um descuido nosso no finzinho para fazer o gol da vitória”, declarou.

Venâncio ainda avaliou o desempenho do Assisense nos três jogos iniciais. “No primeiro turno, a infelicidade maior foi ter tomado o empate do Fernandópolis no fim da partida, pois o Assisense jogava em casa. O Diadema, por exemplo, conquistou duas vitórias como mandante. Obtivemos um ponto contra o Taboão da Serra e estávamos próximos de obter mais um em Diadema. Mas agora não podemos lamentar, temos que corrigir as falhas para as três partidas finais da segunda fase. O objetivo é vencer os dois próximos jogos, que serão em Assis”, completou.

Duas vitórias
O Falcão do Vale disputará três jogos no segundo turno da segunda fase. A equipe enfrenta o Diadema e o Taboão em Assis e o Fernandópolis fora de casa.

Para disputar a classificação para a terceira fase, o Assisense precisa de pelo menos duas vitórias. Com oito pontos a equipe tem condições matemáticas de avançar como uma das quatro melhores terceiras colocadas.

Na segunda fase da Segundona do ano passado, o quarto melhor terceiro foi o Barueri, que se classificou com oito pontos, sete gols marcados e nove sofridos. O terceiro melhor terceiro foi o Sumaré, com oito pontos, cinco gols marcados e seis sofridos. O segundo foi o Américo, que obteve oito pontos, seis gols feitos e cinco tomados. E o melhor terceiro lugar foi o Jaboticabal, com dez pontos, oito gols marcados e quatro sofridos.

Mesmo que vença as duas partidas que fará em Assis, o Falcão poderá ter que conquistar pontos em Fernandópolis na rodada final, dependendo dos resultados dos jogos dos outros grupos.

Em busca da vaga
O Assisense está na briga pela classificação, sim. Apesar de estar três pontos atrás do segundo colocado, o Fernandópolis, a equipe tem condições de obter resultados satisfatórios no segundo turno e disputar uma vaga na terceira fase da Segundona.

O principal ponto a ser corrigido é a falta de atenção em lances próximos do fim dos jogos, que resultou na não obtenção de pontos no turno inicial. Foram dois empates e uma derrota em partidas em que o Assisense começou vencendo. O Falcão fez três gols nos primeiros tempos e sofreu quatro nas segundas etapas.

Na entrevista que abriu esta matéria, o técnico do Assisense afirmou que a maior infelicidade do time no primeiro turno foi o empate com o Fernandópolis, principalmente pelo fato de o jogo ter sido disputado aqui em Assis. Exatamente. Foi uma das melhores apresentações do Assisense na competição, contra um time invicto.

Naquela partida, o Assisense dominou o primeiro tempo e fez um gol. O time recuou na segunda etapa, mas não sofreu grandes sustos. Até que aos 45 minutos do segundo tempo o Fernandópolis obteve o empate. Uma vitória ali derrubaria um invicto e daria ânimo fundamental para o Assisense. O resultado foi frustrante.

Nos dois jogos seguintes, em Jundiaí e em Diadema, o Assisense surpreendeu. Fez dois ótimos primeiros tempos, criou bons lances ofensivos, fez gols e não deixou com que os adversários jogassem.

O segundo tempo contra o Taboão foi muito difícil, pois a equipe pressionou e criou inúmeras oportunidades de gol. O Assisense foi competente em segurar o resultado depois de sofrer o empate.

Em Diadema, o time da casa também buscou a pressão e obteve o empate, mas o Falcão jogava bem e também assustava nos contra-ataques. Nos dez minutos finais, com um jogador a mais e a entrada do rápido atacante John Lennon, o Assisense foi para cima e quase marcou mais um. A tal desatenção, porém, fez com que, depois da expulsão do zagueiro do Assisense Willian Goiano, o Diadema alcançasse a virada e a vitória aos 49 minutos do segundo tempo.

Corrigida a falta de atenção e considerando a atuação do Assisense nos três jogos do primeiro turno, o time terá condições de disputar a classificação. A equipe tem uma defesa confiável, um meio de campo marcador, jogadores criativos na armação de jogadas e o artilheiro Jailton, que já fez dois gols na segunda fase. Disposição e determinação não faltam. Às vezes é necessário dar chutão para longe, sim. Às vezes faltam técnica, toque de bola refinado e maior número de gols marcados. Estamos falando do quarto módulo do futebol paulista.

Espero que os torcedores entendam isso e continuem indo ao Estádio Tonicão para apoiar o Assisense nos dois últimos jogos em casa na segunda fase. A ótima presença de torcedores, como ocorreu até aqui, será fundamental para que o Falcão brigue pela classificação. Eles podem, e devem, cobrar, criticar, pensar diferente do treinador, mas sem falta de educação ou ofensas pessoais. A união pode fazer com que o Assisense avance para a terceira fase.

Anote aí: o Assisense joga neste domingo, dia 11, às 10h, contra o Diadema, no Estádio Tonicão. Vamos incentivar o Falcão do Vale nos três jogos que completarão a segunda fase da Segundona Paulista.

Classificação do Grupo 9


Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
SG
Diadema
6
3
2
0
1
3
2
1
Fernandópolis
5
3
1
2
0
3
2
1
Assisense
2
3
0
2
1
3
4
-1
Taboão da Serra
2
3
0
2
1
2
3
-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!