domingo, 4 de agosto de 2013

Assisense toma gol aos 49 do 2º tempo e perde em Diadema

Nestário Luiz
4/8/2013

Em Diadema, Assisense sofreu sua primeira derrota na
segunda fase. (Fotos: Nestário Luiz)
Pela terceira vez na segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, o Clube Atlético Assisense fez 1 a 0, mas não conseguiu segurar o resultado, sofrendo gols no fim da partida. Nos dois jogos anteriores o Falcão do Vale havia empatado. Desta vez, o time foi derrotado. Neste sábado, dia 3, o Assisense perdeu para o Diadema por 2 a 1 no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema, pela terceira rodada da segunda fase, a última do primeiro turno. A equipe soma dois empates e uma derrota em três partidas.

O time de Assis fez 1 a 0 no primeiro tempo com Diego Volpini. O Diadema empatou aos 13 minutos da segunda etapa e virou a partida aos 49, quando os dois times estavam com um jogador a menos.

No outro jogo deste fim de semana pelo Grupo 9, Taboão da Serra e Fernandópolis empataram por 1 a 1 sábado, em Taboão. Assim, o grupo tem o Diadema em primeiro com seis pontos, o Fernandópolis em segundo com cinco, o Assisense em terceiro com dois e o Taboão em quarto com dois. No desempate, a equipe de Assis leva vantagem sobre o Taboão. Faltam três rodadas para o fim da segunda fase.

Mudanças
O técnico do Assisense, Ademilson Venâncio, fez alterações na equipe titular. Kairo, com dores na virilha, foi substituído por Gabriel. Os volantes Fernando, Pará e Diego Volpini foram titulares, com Volpini também se apresentando no ataque. Foi dele o gol do Assisense.

Lúcio, que havia sofrido uma pancada na perna no jogo contra o Taboão da Serra, foi poupado e começou a partida como opção. Felipe foi o titular na lateral-direita.

Bom primeiro tempo
No jogo disputado em um estádio com campo sintético e de dimensões pequenas, arquibancada em só um lado, oposto ao dos bancos de reservas, e sem cabines de imprensa, o Assisense começou bem a partida, não demonstrando a falta de contato com grama artificial.

O Falcão marcou bem e utilizou bastante as laterais, setor em que o Diadema deu espaços. O time da casa só conseguiu assustar o Assisense em dois lances.

Aos 13 minutos, Luizinho cobrou lateral pela esquerda e mandou a bola para a área. Diego Volpini dominou e chutou no canto esquerdo do goleiro para marcar o seu primeiro gol na Segundona: 1 a 0, Assisense.

Aos 29, após cruzamento da direita, William tocou de cabeça e mandou por cima do gol de Carlão. No lance seguinte, Luizinho cobrou falta e a bola passou perto do travessão.

Aos 38 minutos, Felipe Sousa, que havia entrado quatro minutos antes, aproveitou bola cruzada na área para chutar forte. Por cima.

Diego Volpini cruzou da direita e Gabriel arriscou uma bicicleta aos 41 minutos. A bola foi para fora.

Mudanças, expulsão e gols
O segundo tempo foi movimentado. Mesmo com bastante calor, as duas equipes continuaram correndo e buscando o ataque. O Diadema foi mais competente e virou o placar nos acréscimos.

Aos oito minutos, o técnico do Diadema, Ataliba, campeão paulista pelo Corinthians em 1982 e 1983 e pelo Santos em 1984, fez a segunda substituição na sua equipe, colocando mais um jogador de ataque, Marcos Vinícius. Com as duas alterações, ele conseguiu fazer com que o Diadema mudasse sua postura e pressionasse o Assisense.

A equipe da casa criou seu primeiro lance ofensivo na segunda etapa aos nove minutos. Após indecisão da zaga assisense, Marcos Vinícius dividiu com o goleiro Carlão e concluiu. A bola bateu na trave direita.

Aos 13 minutos, Thiago Pereira cobrou falta pelo lado esquerdo, a bola desviou em Jailton e entrou: 1 a 1.

O Assisense reagiu aos 21 minutos. Jailton fez jogada individual pela esquerda e bateu cruzado. Bola para fora.

Durante a segunda etapa, o técnico do Assisense, criticado por alguns torcedores por fazer mudanças que recuam a equipe, fez duas alterações ofensivas. Ele tirou Luizinho e colocou Dainan aos 14 minutos e trocou Diego Volpini por John Lennon aos 37. Aos 41, Ademilson Venâncio tirou Gabriel e colocou Romarinho.

Aos 36 minutos, o zagueiro do Diadema Reginaldo machucou o ombro e precisou sair do jogo. Como já havia feito as três substituições, o time ficou com dez jogadores.

O Assisense voltou a atacar e criou bons lances nos dez minutos finais. Aos 43, John Lennon tocou e Jailton chutou da entrada da área. Por cima.

Aos 46 minutos, John aproveitou cruzamento da esquerda e desviou de cabeça. A bola bateu na zaga e saiu pela linha de fundo.

Ainda aos 46, o zagueiro Willian Goiano cometeu falta, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Assisense com um atleta a menos.

Aos 49 minutos, após cruzamento na área, a defesa do Assisense não conseguiu afastar a bola e ela sobrou para Bina tocar na saída de Carlão, virar o placar e definir o jogo: Diadema 2 x 1 Assisense.

Gol no fim
Foi o terceiro jogo do Assisense na segunda fase em que a equipe saiu na frente e tomou gol no fim.

Contra o Fernandópolis, domingo passado, Jailton abriu o placar para o Falcão, mas o adversário empatou aos 45 minutos do segundo tempo. Quarta-feira, contra o Taboão da Serra, o Assisense fez 1 a 0 com mais um gol de Jailton. O Taboão empatou aos 27 da segunda etapa. E, neste sábado, o time de Assis marcou primeiro, sofreu o empate e levou o gol da virada do Diadema aos 49 minutos do segundo tempo.

Próximo jogo
O Assisense volta a jogar no próximo domingo, dia 11, às 10h, contra o Diadema, no Estádio Tonicão, em Assis, pela primeira rodada do segundo turno da segunda fase da Segundona. Ainda pelo Grupo 9, o Fernandópolis recebe o Taboão da Serra.

Ficha técnica
Diadema 1 x 1 Assisense

Local: Estádio Distrital do Inamar, em Diadema
Arbitragem: José Roberto Marques, auxiliado por Gustavo Chacon Moreno e Rodrigo Crosara. Quarto árbitro: Rodrigo Santos
Público e renda: 15 pagantes / R$ 137,75
Cartão vermelho: Willian Goiano, aos 46 do segundo tempo
Cartões amarelos: Joeber e William (Diadema); Carlão, Willian Goiano e Felipe (Assisense)
Gols: Diego Volpini, aos 13 minutos do primeiro tempo; Thiago Pereira, aos 13, e Bina, aos 49 da segunda etapa

Diadema
Cléber, Danilo (Felipe Sousa, 34 do 1º), Igor, Reginaldo, Thiago Pereira; Joeber (Kaio, 20 do 2º), Diogo, Lucas, Guilherme (Marcos Vinícius, 8 do 2º); Bina e William. Técnico: Ataliba.

Assisense
Carlão, Felipe, Marcão, Willian Goiano, Tone; Fernando, Pará, Diego Volpini (John Lennon, 37 do 2º), Luizinho (Dainan, 14 do 2º); Gabriel (Romarinho, 41 do 2º) e Jailton. Técnico: Ademilson Venâncio.

Análise do jogo
Victor Gomes*

Segundona é outra coisa

Segundona é outra coisa, já ouvi isso inúmeras vezes. E é verdade. Na Segunda Divisão não interessa o esquema tático, o jogador mais habilidoso ou até mesmo uma grande estrutura. O futebol deve ser jogado no seu mais simples, tocar a bola de um lado para o outro é um luxo, uma raridade.

Neste sábado não foi diferente. O Assisense entrou em campo para enfrentar o Diadema num sol que mais parecia o da cidade dos três esses. Com um esquema de quatro volantes, o técnico Ademilson Venâncio soube congestionar o meio de campo no primeiro tempo e assim forçar o erro do adversário.

Mas, como já disse, na Segundona o esquema não dura muito tempo e, depois de abrir o placar, o Assisense recuou, normal para quem está na frente, e deixou o Diadema jogar. Com a bola nos pés, ou melhor, tentando mantê-la nos pés, afinal o jogo foi disputado num desses antiesportivos campos de grama sintética. O time da Grande São Paulo não ofereceu muito perigo.

A segunda etapa foi para o Falcão do Vale como estava nas arquibancadas, quando aquele sol se foi: sombria. No meio da torcida adversária fiquei acuado, ainda mais por não poder xingar no gol de empate e no gol da virada do Diadema, no finzinho, depois da expulsão do capitão assisense, Willian Goiano.

A volta para casa não foi como a planejada, com a alegria de uma vitória, até porque quem planeja alguma coisa na Segundona geralmente se surpreende, seja no esquema tático, seja no placar.

Valeu por poder ver o Assisense em campo, valeu por ter encontrado um grande amigo, valeu. Afinal, Segundona é outra coisa.

*Victor Gomes é estudante de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo.












Meu amigo Victor Gomes (à direita) assistiu comigo ao
jogo do Assisense em Diadema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!