quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Assisense na 4ª fase: entrosamento, vontade e espírito de quem quer subir

Nestário Luiz
19/9/2013

Quase cinco meses depois do primeiro jogo pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2013, o Clube Atlético Assisense segue na disputa pelo acesso para a Série A-3 do ano que vem. Não só por estar entre os oito melhores times da competição, mas também pelo espírito da equipe. Nos seis jogos da quarta fase, o Falcão do Vale demonstrará o espírito de um clube que quer subir.

Claro que será muito difícil. Suponho que as equipes que chegaram a essa fase sejam as melhores, as que foram mais competentes, as que tiveram mais sorte. Água Santa, Cotia e Inter de Bebedouro brigarão muito com o Assisense por duas vagas na A-3 de 2014. Mas o Falcão está afim, muito afim.

Nem parece, mas o grupo do Assisense já está junto há cinco meses. O tempo passou. Três fases da Segundona passaram. Agora, a rapaziada já se conhece muito bem, todo mundo já virou amigo e a união foi estabelecida. O pessoal está entrosado no convívio e também nos treinos e jogos. Todo mundo com o objetivo de fazer com que o Assisense obtenha um feito inédito para o clube e para a cidade.

A equipe de Assis não disputava a fase do acesso desde 2004. Depois de seis anos seguidos sendo eliminado na primeira fase e de ficar fora da Segundona do ano passado por causa da interdição do Estádio Tonicão, o Assisense voltou para disputar efetivamente o acesso. Surpreendeu? Sim. Mas a surpresa passou e agora a chance do acesso é realidade.

O compromisso dos empresários e da torcida de Assis, que tanto foi cobrado nos últimos anos, inclusive por mim, está ocorrendo neste ano. A rapaziada que está investindo no clube tem feito um belo trabalho, tem dado a estrutura que a equipe precisa para realizar uma boa campanha na Segundona.

O treinador Ademilson Venâncio e seus parceiros da comissão técnica conhecem os jogadores, suas características, e passaram, juntos, por problemas como suspensões e contusões ao longo da competição. Eles conseguiram fazer do Assisense uma equipe, que mostra, em campo, como está entrosada, unida e determinada.

A torcida tem um importante papel nessa campanha do Assisense. Ela tem ido aos jogos, tem deixado o Tonicão bonito e vibrante a cada partida do time como mandante. Críticas aconteceram, algumas exageradas, mas o time nunca deixou de mostrar vontade. Invicto em casa. Assim chega o Assisense para a quarta fase. O Falcão é a única das oito equipes que ainda não perdeu jogando como mandante.

Três fases ficaram para trás. Muitos adversários bons e competitivos não chegaram tão longe. A classificação do Assisense para a segunda fase foi emocionante. Ela veio com a vitória do Grêmio Prudente sobre o Osvaldo Cruz lá em Osvaldo Cruz na última rodada. Depois, pegando ritmo e entrosamento, “encorpando”, como diz Ademilson Venâncio, o Assisense enfrentou jogos duros muito bem e obteve resultados que o deixaram em condições de se classificar. Na segunda fase, foi o segundo colocado do seu grupo. Na terceira, líder. E invicto. A fase do acesso está aí.

Agora é a hora de “curtir”. De a torcida curtir ótimos jogos no Tonicão e de o time curtir a quarta fase da Segundona. Curtir jogando com muita raça, muita disposição, tesão, entrega, vontade de subir para a Série A-3.

O time vai brigar pelo acesso, sim. Vai brigar por cada bola, cada jogada, em cada jogo para alcançar o seu objetivo. Para isso, precisa de cada um dos meninos. Todos têm sua importância. Do artilheiro com 11 gols, passando pelo meio-campo marcador e criativo, pelo goleiro que defende muito, pela zaga bem postada, pela movimentação e correria do ataque, pelos reservas, que sempre que entram não deixam o ritmo e a dedicação caírem. Do conhecimento e da coragem do técnico, do apoio da comissão, do trabalho dos funcionários, da confiança da diretoria e dos patrocinadores. E da vibração da torcida, que poderá comemorar, no dia 13 de outubro (ou mesmo antes), o acesso do Clube Atlético Assisense. Ela merece. A cidade, também. O clube merece. Todos merecem.

Se os outros times forem mais competentes ou tiverem mais sorte, o trabalho no Assisense terá sido bem feito e boas lições terão ficado para o ano que vem. Se o Falcão não obtiver o acesso, certamente terá demonstrado a vontade e o espírito guerreiro das fases anteriores. São quatro times para duas vagas. Dois sorrirão. Dois chorarão. O futebol é apaixonante por isso.

A quarta fase começa para o Assisense neste domingo. A equipe recebe a Inter de Bebedouro às 10h no Estádio Tonicão. O primeiro dos seis jogos. O início da disputa pelo acesso. Vamos torcer e curtir bastante.

Dados
Nos 20 jogos das três primeiras fases da Segundona Paulista, o técnico Ademilson Venâncio utilizou 29 jogadores. Marcão é quem mais jogou. O zagueiro e lateral-direito participou de 19 partidas. Willian Goiano esteve em 18. Pará, Tone e Kairo jogaram 17 vezes. Carlão e Jailton, 16.

Jailton é o artilheiro do Assisense. Ele marcou 11 dos 30 gols da equipe na competição. Os outros 19 foram marcados por Kairo (4), Andrei (2), Diego Volpini (2), Dainan (2), Diego Manfio (2), Luizinho (1), Rafael Matos (1), Marcão (1), Rodrigo (1), Willian Goiano (1), Gabriel (1) e John Lennon (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!