quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Noroeste completa 101 anos


Thiago Navarro

Um dos poucos clubes do interior a chegar aos 100 anos, completados em 2010, o Esporte Clube Noroeste comemora nesta quinta-feira, 1º de setembro, 101 anos, com muita história para contar e também com grandes desafios para os próximos anos.

Fundado em 1910 por um grupo de funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, o Noroeste se destacou já em seus primeiros anos como uma equipe de expressão nos campeonatos amadores disputados em Bauru e região. Em 1943, o clube bauruense alcançou sua primeira conquista em nível estadual, com o título do interior. Na final do campeonato, o Alvirrubro derrotou o Guarani de Campinas, em partida disputada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O primeiro acesso à elite paulista ocorreu em 1953, dando ao Noroeste o direto de disputar o Campeonato Paulista de 1954. Ao longo das diversas participações do clube no Paulistão, grandes campanhas e momentos memoráveis foram registrados, como o quinto lugar em 1960 (quando o Noroeste ganhou o apelido de “Demolidor Ferroviário”), a grande campanha de 1987, com o Norusca liderando a competição durante parte da primeira fase e vencendo de forma maiúscula os grandes do futebol paulista nos jogos realizados no Alfredão, e também o quarto lugar do Paulistão de 2006 (melhor campanha da história do Noroeste), marcando também a volta do clube à Série A-1 após 13 anos disputando as séries A-2 e A-3.

Futuro
Se o passado é repleto de glórias e grandes momentos, o Noroeste pensa também no futuro. Afinal, como manter bons times e toda essa estrutura para que o clube complete seu segundo centenário? Esse, sem dúvida, é o grande desafio noroestino nos próximos anos.

O diretor executivo do Noroeste, Beto Souza, explica que a gestão do futebol mudou muito nos últimos 20 anos, ou seja, a forma de se organizar um clube hoje é completamente diferente do que acontecia nos anos 70 e 80, que muitos ainda tomam como referência. “O futebol atual é um grande negócio, e os clubes que não souberem lidar com isso estão fadados à extinção, principalmente no interior. É possível sim um clube se manter bem, mas isso hoje em dia requer muito mais planejamento e organização e também uma adaptação maior às demandas do mercado do futebol”, afirmou.

O Noroeste voltou a investir nas categorias de base no fim de 2010, e este ano já participou da Taça São Paulo de Futebol Júnior e dos campeonatos da Federação Paulista de Futebol nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Neste último, inclusive, o time bauruense está invicto, com oito vitórias e um empate em nove jogos.

A base noroestina participa também de campeonatos como os Jogos da Juventude, Jogos Regionais e competições amistosas, como o Brazil Football Festival (BFF), no qual a equipe sub-15 conquistou o título.

O time principal do Noroeste disputa a Copa Paulista, que vale vaga na Copa do Brasil do ano que vem, inclusive dando oportunidade a diversos atletas das categorias de base. Em 2012, o Alvirrubro vai disputar a Série A-2 do Campeonato Paulista para buscar o acesso à elite do Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!