domingo, 18 de setembro de 2011

Assisense 1 x 1 Olímpia – Classificação inédita para as quartas


Nestário Luiz
17/9/2011

Assisense conquistou classificação inédita.
(Fotos: Nestário Luiz)
Inédito. Pela primeira vez em sua história a equipe sub-20 do Clube Atlético Assisense se classificou para as quartas de final da Segunda Divisão do Campeonato Paulista da categoria. Neste sábado, dia 17, o Assisense empatou com o Olímpia por 1 a 1 no Estádio Tonicão, em Assis, e garantiu a vaga na próxima fase.

Como havia vencido a primeira partida por 2 a 0, em Olímpia, o Assisense poderia perder por até dois gols de diferença. Ao Olímpia só interessava a vitória por três ou mais gols. O time assisense, porém, foi superior em campo, segurou o empate e conquistou a classificação.

O adversário do Assisense nas quartas de final da Segundona sub-20 será o Esporte Clube São Bernardo, que eliminou o Palestra, também de São Bernardo. No jogo de ida das oitavas, o São Bernardo venceu por 2 a 1. Na partida de volta, disputada neste sábado, o Palestra venceu por 3 a 2, mas o São Bernardo tinha a vantagem de dois resultados iguais e garantiu a classificação.

Nas duas fases disputadas até aqui, o São Bernardo tem melhor campanha do que o Assisense. A equipe do ABC soma oito vitórias, três empates e uma derrota em 12 jogos, com aproveitamento de 75% dos pontos. Já o Assisense tem seis vitórias, três empates e uma derrota em dez jogos: 70% de aproveitamento.

Assim, o primeiro jogo das quartas de final deve ser disputado em Assis. A partida de volta seria realizada em São Bernardo do Campo. Essas informações, porém, são extraoficiais e devem ser confirmadas pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira.

Assisense no ataque
Como o Olímpia precisava de uma vitória por pelo menos três gols de diferença, esperava-se uma equipe ofensiva. O que se viu, no entanto, foi um Assisense com maior posse de bola e um sólido sistema de marcação, o que lhe proporcionou boas chances de gol.

O Assisense chegou pela primeira vez aos dois minutos. Após jogada pela direita e cruzamento na área, Jhonny tentou de voleio e quase marcou um bonito gol. A bola passou à esquerda.

A resposta do Olímpia veio aos cinco minutos. Zé Eduardo recebeu lançamento, invadiu a área e chutou cruzado, à direita do gol de Vinícius.

Aos oito, Diego Costa arriscou de fora da área e a bola desviou em Jhonny, mas o goleiro do Olímpia estava atento e defendeu. No minuto seguinte, Raika também chutou de fora e mandou à direita do gol.

O Assisense continuou jogando ofensivamente. Aos 13 minutos, Cassinho fez bela jogada individual e, após confusão na área, a bola voltou para ele, que finalizou de voleio, por cima do gol. Aos 17, Raika cobrou falta com categoria e o goleiro Vinícius saltou para o ângulo esquerdo para espalmar.

Aos 19 minutos, Geovani cobrou falta da esquerda e Diego Costa apareceu no meio da área para desviar para o gol e marcar: 1 a 0, Assisense.

Jhonny teve a chance fazer o segundo aos 23 minutos. O atacante aproveitou jogada na grande área para dominar, chutar e acertar a trave esquerda de João.

Aos 28 minutos, o Olímpia aproveitou um momento em que o zagueiro Rafael estava recebendo atendimento médico fora de campo para empatar. Após cobrança de escanteio da direita, a bola sobrou para Igor chutar rasteiro e mandar para o gol: 1 a 1.

O Olímpia seguiu pressionando e assustou aos 34 minutos. Depois de um cruzamento e de um desvio no meio da área, Zé Eduardo completou para o gol, mas a arbitragem marcou impedimento.

A equipe assisense ainda criou mais uma boa oportunidade de gol no primeiro tempo. Aos 36, Jhonny puxou contra-ataque pela esquerda, tocou para Joabson, que, por sua vez, lançou Cassinho pelo lado direito. O meia, porém, foi travado pela zaga na hora do chute.

Marcação e contra-ataques no segundo tempo
A segunda etapa foi de muita correria por parte do Olímpia. O Assisense, bem postado, soube neutralizar as tentativas de ataque do adversário e ainda criou boas chances de gol.

Apesar da eficiência do seu sistema defensivo, o Assisense teve alguns momentos de desatenção, nos quais o Olímpia pôde se aproximar da área de Vinícius. As orientações do técnico Carlos Antunes ao longo do segundo tempo parecem ter contribuído para que o Assisense conseguisse corrigir esses erros.

Aos dois minutos, Jhonny ajeitou para Cassinho chutar da entrada da área. A bola, porém, passou longe do gol de João.

Aos 15, Jhonny voltou a dar trabalho para o goleiro do Olímpia. O atacante invadiu a área pela esquerda e chutou forte. João espalmou e a bola sobrou para o próprio Jhonny, que desta vez mandou a bola por cima do gol.

Aos 20 minutos, o lateral-esquerdo Anderson, do Olímpia, xingou o árbitro Giuliano Dutra Pellegrini e foi expulso. Logo depois quase saiu o segundo gol do Assisense. Aos 25, Marcel bateu da entrada da área e Cassinho, no rebote do goleiro, completou para a rede. Porém, a arbitragem apontou impedimento.

Cassinho fez mais uma bela jogada individual aos 43 minutos. Ele limpou a marcação e chutou da entrada da área. O goleiro João teve que se esticar para buscar a bola no ângulo direito e evitar o gol.

Aos 44, a melhor chance do Olímpia no segundo tempo. Zé Eduardo recebeu bom passe na área e chutou forte, mas Vinícius, bem posicionado, defendeu.

A última chance de gol do jogo foi de Cassinho, aos 46 minutos. O meia recebeu com liberdade na área e chutou. João defendeu e, no rebote, Marcel completou para fora. Fim de jogo: Assisense 1 x 1 Olímpia.

Repercussão
Após a classificação do Assisense, o goleiro Vinícius destacou a concentração dos jogadores para a partida. “A gente sabia que ia ser um jogo muito difícil, mas nós estávamos focados no que queríamos e no que tínhamos que fazer em campo. Era importante não sofrer gols, pois nossa vantagem era muito grande. E o objetivo foi alcançado. Todos os jogadores foram muito guerreiros”, afirmou.

Já o autor do gol assisense enfatizou a superação dos atletas. “O time treinou muito bem a semana toda e a gente não poderia deixar escapar uma vantagem tão boa. Lutamos muito para conquistar a classificação. Quando dá para a gente jogar tecnicamente é bom, mas hoje foi na raça, na vontade, na superação”, declarou Diego Costa.

O técnico do Assisense, Carlos Antunes, aprovou a postura da equipe. “O Assisense soube administrar a vantagem obtida no primeiro jogo. Os meninos abriram o placar logo no início e, mesmo tomando o empate, continuaram atacando. Assim, o Olímpia passou a respeitar mais o Assisense, pois sabia que se fosse à frente de forma desorganizada iria sofrer contra-ataques. Nosso time se apresentou muito bem”, afirmou.

Ficha técnica
Assisense 1 x 1 Olímpia

Local: Estádio Tonicão, em Assis
Arbitragem: Giuliano Dutra Pellegrini, auxiliado por João Guilherme Lopes e Willian Jorge Dias
Cartão vermelho: Anderson, aos 20 do segundo tempo
Cartões amarelos: Thaylison, aos 24, Danilão, aos 39, e Cassinho, aos 40 do segundo tempo (Assisense); Daniel, aos 11, Zé Eduardo, aos 12, Maicon, aos 19, e Gabriel, aos 21 do segundo (Olímpia)
Gols: Diego Costa, aos 19, e Igor, aos 28 minutos do primeiro tempo

Assisense
Vinícius, Thaylison, Yago, Rafael, Geovani (Danilão, 34 do 2º); Matheus Chock, Marcel, Cassinho, Diego Costa; Jhonny (Otávio, 41 do 2º) e Joabson (Nelson, 20 do 2º). Técnico: Carlos Antunes.

Olímpia
João, Raika, Maicon, Leonardo, Anderson; Daniel, Wender (Igor, 25 do 1º), Juliano, Eder; Zé Eduardo e Gabriel (Baiano, 22 do 2º). Técnico: Jorge Lima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!