domingo, 25 de setembro de 2011

Assisense 0 x 2 São Bernardo – Derrota para o jogo defensivo


Nestário Luiz
25/9/2011

Assisense terá de reverter desvantagem fora de casa.
(Fotos: Nestário Luiz)
O Clube Atlético Assisense estreou com derrota nas quartas de final da categoria sub-20 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Bem marcada, a equipe perdeu para o Esporte Clube São Bernardo por 2 a 0 neste sábado, dia 24, no Estádio Tonicão, em Assis, e terá de decidir a classificação fora de casa, no próximo fim de semana.

Na partida de volta, que será disputada no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, o Assisense precisa vencer por pelo menos três gols de diferença para chegar às semifinais.

Atraso, apagão, marcação
O jogo começou com 35 minutos de atraso por causa da ausência da Polícia Militar. Quando a bola finalmente rolou, o Assisense parecia ansioso, tentando furar a marcação do adversário de forma desorganizada, ligando a defesa com o ataque com chutes longos.

Desde o início ficou clara a proposta do São Bernardo: marcar muito forte e explorar os contra-ataques. E foi eficiente.

O time do ABC atacou pela primeira vez aos 15 minutos. Vinícius recebeu na área e tocou na saída do goleiro do Assisense, mas Matheus Chock, em cima da linha do gol, afastou de cabeça.

Apenas aos 18 minutos o Assisense começou a jogar do seu jeito característico, com bola no chão e jogadas de movimentação. A partir daí o time conseguiu impor o seu ritmo e chegar ao gol adversário.

A primeira chance dos assisenses foi de Diego Costa, que fez boa jogada individual e chutou da entrada da área. A bola, porém, passou à direita do gol.

Aos 21, Cassinho recebeu pela esquerda, passou a bola por baixo das pernas do marcador e tocou para Joabson dentro da área. O atacante dominou e finalizou, mas o chute foi desviado pela zaga e a bola passou por cima do gol.

Jhonny também teve chances de marcar. Aos 27, ele bateu cruzado da entrada da área e exigiu bela defesa do goleiro Jefferson. Aos 30, Jhonny passou pela marcação e chutou rasteiro, mas a bola passou à direita do gol.

Dois gols no segundo tempo
Satisfeito com o empate, o São Bernardo seguiu com a proposta de marcar e tentar aproveitar os contra-ataques no segundo tempo. O Assisense correu bastante, mas o seu setor de criação foi muito prejudicado com a forte marcação adversária. Os jogadores de meio-campo não tinham espaço para fazer aquilo que se tornou um dos pontos fortes da equipe: trabalhar a bola, distribuir o jogo e realizar jogadas de movimentação.

Aos 13 minutos, o Assisense teve três escanteios seguidos a seu favor. No último, Yago subiu bem e cabeceou forte, mas o zagueiro Médici tirou em cima da linha do gol.

Aos 18, Hércules arriscou de fora da área e Vinícius fez uma ótima defesa, mandando a bola pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Alex apareceu na pequena área para cabecear para o fundo do gol: 1 a 0, São Bernardo.

O Assisense, então, partiu para o ataque. Porém, o time do ABC não relaxou na marcação e ainda aumentou o placar aos 30 minutos. O atacante Vinícius recebeu lançamento, partiu em velocidade e tocou na saída do goleiro do Assisense: 2 a 0.

Nos minutos finais do jogo o Assisense ainda conseguiu criar algumas chances de gol. Aos 35, Geovani cobrou falta da direita e mandou direto para o gol, assustando o goleiro Jefferson.

Aos 38, Jhonny recebeu no lado direito da área e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol. E, aos 46, Otávio aproveitou um rebote na área para arriscar para o gol, mas a bola foi desviada pela marcação. Fim de jogo: 2 a 0, São Bernardo.

Foi a primeira derrota do Assisense no Estádio Tonicão nesta Segundona sub-20 e também a primeira partida em que o time não fez gol. Já o São Bernardo segue invicto fora de casa. Em sete jogos, o time soma cinco vitórias e dois empates.

Próximo jogo
A partida de volta das quartas de final da Segundona sub-20 será disputada no próximo sábado, dia 1º de outubro, às 19h, no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.

Avaliação
O técnico do Assisense, Carlos Antunes, ressaltou a estratégia de forte marcação do adversário. “O São Bernardo é um time fisicamente muito forte, que veio para o jogo com a proposta de marcar e buscar um empate. E a equipe deles conseguiu neutralizar nossa principal característica, que é o setor de criação. Por isso o Assisense não esteve bem e não conseguiu criar oportunidades de gol, o que a equipe vinha conseguindo fazer muito bem nas partidas anteriores”, analisou, em entrevista ao blog.

Antunes também afirmou que a missão no segundo jogo é complicada, mas que o Assisense tem condições de se classificar. “Eu acredito nos jogadores, eles tiveram muito mais bons momentos ao longo da competição do que maus momentos. Minha missão, agora, é motivar os atletas, passar confiança para eles. Vencer por três gols vai ser uma tarefa muito difícil, mas eu vou mostrar aos meninos a campanha que eles fizeram até aqui e afirmar que eles são capazes de ir a São Bernardo e reverter essa situação”, completou o técnico.

Ficha técnica
Assisense 0 x 2 São Bernardo

Local: Estádio Tonicão, em Assis
Arbitragem: Edson Alves da Silva, auxiliado por Ivan Luiz Assumpção e Luís Felipe Prado Silva
Cartões amarelos: Marcel, aos 10, Geovani, aos 16, e Thaylison, aos 41 do segundo tempo (Assisense); Hércules, aos 36 do segundo (São Bernardo)
Gols: Alex, aos 18, e Vinícius, aos 30 minutos do segundo tempo

Assisense
Vinícius, Thaylison, Yago, Rafael (Nélson, 33 do 2º), Geovani; Matheus Chock, Marcel, Cassinho, Diego Costa (Otávio, 22 do 2º); Jhonny e Joabson (Vitinho, 27 do 2º). Técnico: Carlos Antunes.

São Bernardo
Jefferson, Ranses, Médici, Thiago, Nildo; Carlão, Bruno, Danilo (Alex, 8 do 2º), Hércules; Vinícius (Felipe, 32 do 2º) e Matos (Marcelo, 21 do 2º). Técnico: Júlio César Passarelli.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!