segunda-feira, 22 de julho de 2013

Osvaldo Cruz perde e Assisense se classifica na Segundona

Nestário Luiz
21/7/2013

Derrota do Osvaldo Cruz classificou o Assisense para a
segunda fase. (Fotos: Nestário Luiz)
O Clube Atlético Assisense está classificado para a segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. A equipe não passava da fase inicial desde 2005 e enfrentará Fernandópolis, Taboão da Serra e Diadema na segunda fase da edição deste ano.

A última rodada da primeira fase foi disputada neste domingo, dia 21. O Assisense folgou e precisava de uma derrota de Tupã ou Osvaldo Cruz. Antes da rodada final, o Assisense tinha 12 pontos, o Osvaldo Cruz, 11 e o Tupã, dez. Vitórias de Tupã e Osvaldo Cruz ou vitória do Tupã e empate do Osvaldo Cruz eliminariam o Assisense da competição. O Grêmio Prudente, com 14 pontos, já estava classificado e o Presidente Prudente, com três, não tinha mais chances de classificação.

O Tupã enfrentou o Presidente Prudente, último colocado do Grupo 2, precisando da vitória para avançar e goleou por 5 a 0. O Tupã se classificou como o segundo colocado do grupo.

Assim, só uma derrota do Osvaldo Cruz para o Grêmio Prudente faria com que o Assisense avançasse. O jogo foi disputado no Estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz.

A partida começou equilibrada, sem que os times conseguissem criar bons lances de ataque. Aos 20 minutos, porém, o Osvaldo Cruz começou a pressionar. O Grêmio, que já tinha a classificação e a liderança garantidas, se defendia bem e assustava nos contra-ataques.

Aos 35 minutos do primeiro tempo, Renato cobrou lateral diretamente para a área e a bola sobrou para Frizzi concluir de cabeça, mandar no canto esquerdo e abrir o placar para o Grêmio Prudente.

A segunda etapa continuou com pressão do Osvaldo Cruz e contra-ataques do Grêmio. Nos principais lances ofensivos do time mandante, o goleiro Ari se saiu bem e fez boas defesas.

Aos 31 minutos, o Grêmio Prudente recuperou a bola no campo de ataque e Pedro Henrique dominou na entrada da área, passou pela marcação e chutou no canto esquerdo de Ariel para fazer 2 a 0.

Dois minutos depois, Thiago Cenedesi cobrou falta com categoria, mandou no canto direito e marcou um bonito gol, descontando para o Osvaldo Cruz: 2 a 1, Grêmio.

Os últimos 15 minutos de jogo foram de Osvaldo Cruz no ataque. O time de Presidente Prudente suportou a pressão, conquistou sua quinta vitória e também classificou o Assisense para a segunda fase. O Osvaldo Cruz está eliminado.

A campanha do Assisense na primeira fase teve três vitórias, três empates e duas derrotas em oito jogos. A equipe marcou 12 gols e sofreu 13. O Falcão do Vale se classificou na terceira colocação do Grupo 2.

Ficha técnica
Osvaldo Cruz 1 x 2 Grêmio Prudente

Local: Estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz
Arbitragem: Leandro Carvalho da Silva, auxiliado por João Guilherme Lopes e Márcio Dias dos Santos. Quarto árbitro: Wagner Francisco Salviano da Costa
Público e renda: 159 pagantes / R$ 1.545
Cartões amarelos: Jorge Lopes, James e Sorriso (Osvaldo Cruz); Frizzi, Rafael e Jordi Guerreiro (Grêmio Prudente)
Gols: Frizzi, aos 35 minutos do primeiro tempo; Pedro Henrique, aos 31, e Thiago Cenedesi, aos 33 da segunda etapa

Osvaldo Cruz
Ariel, Jorge Lopes, Miranda, Sorriso, James; Leandro Quintiliano (Wellington, 35 do 2º), David (Zé Luiz, 13 do 2º), Thiago Cenedesi, Ricardo (Anderson, 30 do 2º); Dagoberto e Fernando. Técnico: Carlos Espinoza.

Grêmio Prudente
Ari, João Neres (Rafael, intervalo), Guilherme, Márcio, Renato; Petterson, Jordi Guerreiro, Evandro, Paulo André; Ângelo (Pedro Henrique, 20 do 2º) e Frizzi (Igor, 29 do 2º). Técnico: Jorge Parraga.

Segunda fase
Vinte e quatro equipes se classificaram para a segunda fase da Segundona. Elas formarão seis grupos de quatro integrantes:

Grupo 9
Assisense (3º do Grupo 2), Fernandópolis (1º do 1), Taboão da Serra (1º do 5) e Diadema (3º do 8)

Grupo 10
Grêmio Prudente (1º do 2), Paulistinha (1º do 4), Araçatuba (3º do 1) e Inter de Bebedouro (3º do 3)

Grupo 11
Matonense (1º do 3), Tanabi (2º do 1), Portuguesa Santista (2º do 8) e Ecus (3º do 7)

Grupo 12
União Suzano (1º do 7), Olímpia (2º do 3), SEV (2º do 6) e XV de Jaú (3º do 4)

Grupo 13
Água Santa (1º do 8), Osasco (2º do 5), União Mogi (2º do 7) e Primavera (3º do 6)

Grupo 14
Atibaia (1º do 6), Tupã (2º do 2), Américo (2º do 4) e Cotia (3º do 5)

A Federação Paulista de Futebol deve oficializar os grupos e divulgar a tabela da segunda fase nesta segunda-feira.

Desde 2005
O Assisense não se classificava para a segunda fase da Segundona Paulista desde 2005. Naquele ano, os adversários foram Velo Clube, Grêmio Catanduvense e Força. O Falcão do Vale obteve uma vitória, três empates e duas derrotas e foi eliminado.

Campanhas dos classificados
O classificado com a pior das 24 campanhas, o Ecus, caiu no grupo da Matonense, que obteve a melhor campanha da primeira fase. Os times com a segunda e a terceira melhores campanhas, Paulistinha e Grêmio Prudente, também vão se enfrentar na segunda fase.


Time
Aproveitamento
Matonense
80%
Paulistinha
76%
Grêmio Prudente
70,8%
União Suzano
70%
Fernandópolis
66,6%

Olímpia
66,6%

Atibaia
66,6%

SEV
66,6%

Água Santa
66,6%
10º
Portuguesa Santista
63,3%
11º
Tanabi
62,5%

Taboão da Serra
62,5%

Osasco
62,5%
14º
Inter de Bebedouro
60%

Primavera
60%
16º
Araçatuba
58,3%
17º
Américo
56,6%

União Mogi
56,6%

Diadema
56,6%
20º
Tupã
54,1%
21º
Assisense
50%

XV de Jaú
50%

Cotia
50%
24º
Ecus
40%







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!