segunda-feira, 4 de abril de 2011

Equilíbrio a toda prova


Thiago Navarro
4/4/2011

Bauru (de azul) está nas oitavas do
NBB. (Foto: Divulgação/LNB)
A terceira edição do Novo Basquete Brasil mostra até o momento um equilíbrio impressionante. Encerrada a fase classificatória, nada menos que quatro equipes terminaram empatadas na liderança da competição. São exatamente os quatro clubes já classificados para a fase de quartas de final e que ainda participarão do Torneio Interligas Brasil-Argentina em abril. A definição das posições só foi possível através do confronto direto entre essas quatro equipes, colocando dessa forma Franca em primeiro, Pinheiros em segundo, Brasília em terceiro e Flamengo em quarto.

Diante deste cenário chegamos a algumas conclusões. A primeira delas, e a mais nítida com certeza, é a de que Brasília e Flamengo já não possuem mais a hegemonia do basquete nacional. Se nas temporadas 2008/09 e 2009/10 os dois times disputavam quase sozinhos a ponta da tabela, desta vez a situação é diferente, e mais do que isso, Brasília e Flamengo nem nas duas primeiras posições ficaram, fato que pode pesar muito nas semifinais, tendo em vista que os dois times não têm conseguido resultados tão bons fora de casa.

Outra conclusão interessante que podemos tirar desta primeira fase do NBB é que o basquete paulista continua sim muito forte. Não é à toa que Franca e Pinheiros terminaram na ponta, e em quinto lugar um surpreendente Bauru, que fez um returno irretocável, com 11 vitórias em 14 jogos. E ainda São José e Limeira, em oitavo e nono, respectivamente, que agora se enfrentarão no playoff mais equilibrado das oitavas de final.

Com certeza essa força paulista mostra que o Campeonato Estadual mais forte do país, que muitos querem matar, continua a ser importante no desenvolvimento de novos talentos para o basquete brasileiro. Basta olhar para a maioria dos times, paulistas ou não, para ver que uma alta porcentagem dos atletas começou em São Paulo, em times que muitas vezes não estão na Liga Nacional, mas dão sua contribuição no Paulista, como Rio Claro, Sorocaba, XV de Piracicaba, São Caetano, São Bernardo e Barueri.

Chegou a hora de Federação Paulista e Liga Nacional andarem lado a lado, com datas mais adequadas e um maior respeito entre as duas competições. Isso parece que está próximo de acontecer, tendo em vista que a temporada 2011/12 deve ter o Paulista entre agosto e novembro de 2011, com o NBB começando no fim de novembro deste ano, indo até o início de junho de 2012. Para o bem do basquete brasileiro.

Para finalizar, deixo meus palpites para a fase de oitavas de final (quinto a 12° lugares) da Liga Nacional 2010/11:

Bauru faz 3 a 0 no Paulistano. O time da capital é aplicado, tem um treinador jovem e promissor, Gustavinho, mas Bauru vem embalado e não deixará escapar a vaga.

Uberlândia liquida a fatura em 3 a 0, também. O time mineiro terminou a fase classificatória empatado com Bauru, mas perdeu no confronto direto. Fez uma grande campanha e tem tudo para matar a série de oitavas de final já no terceiro jogo.

Joinville vence, 3 a 1. O Minas não é nem sombra do que foi nas duas últimas temporadas. O Joinville deve encontrar algumas dificuldades nos jogos em Belo Horizonte, mas fecha a série até o quarto jogo.

São José e Limeira, este é difícil de apostar. Confronto equilibrado. No Paulista, Limeira eliminou o São José nas quartas de final e embalou para conquistar o título. Os joseenses na época não contavam com o armador Fúlvio, contundido. Vou arriscar um 3 a 2 para Limeira, pela garra do time e pelo bom treinador Demetrius Ferraciú, a grande revelação do basquete brasileiro no que diz respeito a novos técnicos nos últimos cinco anos.

Thiago Navarro é jornalista formado pela Unesp de Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!