quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vocem goleia duas vezes, faz 20 gols e está na final do Interior


Nestário Luiz
20/6/2012

Vocem anulou Botucatu e está na final do Interior.
(Fotos: Nestário Luiz)
Vitória impressionante e classificação inquestionável. Vinte gols marcados em 50 minutos de jogo. Individual e coletivamente perfeito. O Vocem/World Sport está classificado para a final do Campeonato Paulista do Interior sub-20. O time assisense chega à decisão da competição pelo segundo ano consecutivo. O técnico André Luís, pela terceira: uma vez por Garça e duas pelo Vocem.

A equipe de Assis precisava vencer o jogo por qualquer placar para forçar a prorrogação, já que Botucatu, o adversário nas semifinais, havia vencido a primeira partida por 2 a 1. No tempo extra a vantagem do empate seria do time assisense.

O jogo disputado nesta terça-feira, dia 19, no Ginásio do Parque das Acácias, em Assis, foi um espetáculo. De um time só. Quinze gols no tempo normal. Mais cinco na prorrogação. Duas goleadas. O adversário virou espectador. Não tinha como parar o ataque assisense.

O Vocem era o time que criava chances, mas não marcava gols? Deve ter sido, pois falaram isso num blog por aí durante o Paulistão do Interior. De qualquer forma, não é mais. Fez gols. Fez 20. Numa semifinal. O time assisense também foi impecável na marcação, tanto que Botucatu conseguiu, no máximo, assistir ao jogo de um lugar privilegiado. Destaque, ainda, para a qualidade nos passes, precisos, objetivos, envolventes.

Botucatu havia vencido o jogo de ida e tinha um histórico de boa marcação. A tarefa do Vocem seria difícil. O time de Assis teria que rebater as críticas e provar (provar?) que tinha condições de chegar à final do Paulista do Interior. Enquanto eu decido se o Vocem conseguiu provar que é uma equipe capaz de disputar a decisão e brigar pelo título, você lê a história do jogo e de cada um dos cinco gols de Roither, cinco de Paulo, quatro de Maurílio, três de Leandrinho, dois de William e um de Marlon.

Jota Quest
“Um dia feliz, às vezes, é muito raro”, diz a música da banda Jota Quest. Esta terça-feira certamente foi um dia feliz. “Fácil, extremamente fácil”? O time assisense e sua atuação é que deixaram a partida fácil.

O Vocem fez desmoronar qualquer estratégia de Botucatu quando marcou o primeiro gol logo aos dois minutos de partida. William bateu, a bola desviou na defesa e entrou no canto direito: 1 a 0.

Aos quatro, Henrique Cabelo avançou pela direita e tocou para Paulo completar: 2 a 0. Aos seis minutos, Roither recebeu de Marlon e acertou a trave. Ele estava calibrando a pontaria para os cinco gols que estavam por vir.

Botucatu, demonstrando que havia ao menos entrado em quadra, apareceu na sua quadra de ataque aos oito minutos. Cabelo tocou na saída de Matheus Borba, mas chutou para fora.

Leandrinho arriscou de longe aos nove minutos e mandou no ângulo direito: 3 a 0.

Aos 11, Paulo recuperou a bola, chutou rasteiro, entre as pernas do goleiro de Botucatu, e fez o quarto. Dois minutos depois, Paulo repetiu a bola por baixo das pernas do goleiro: 5 a 0.

Aos 14 minutos, Marlon cobrou falta com categoria, acertou o canto esquerdo alto e fechou o placar do primeiro tempo: 6 a 0.

Dois dígitos
Qual seria a postura de Botucatu na segunda etapa? Aceitar a derrota e apostar na prorrogação ou tentar reagir ainda no tempo normal? Pelo menos no início, a equipe visitante pareceu ter escolhido a segunda opção. Cléberson apareceu na área aos cinco minutos e tocou para o gol. A bola ainda desviou na defesa assisense antes de entrar: 6 a 1, Vocem.

Depois, Botucatu foi obrigado a escolher a primeira opção, descrita no parágrafo anterior, e ter participação importante no jogo: ver o seu número de gols sofridos chegar aos dois dígitos em um jogo semifinal.

Aos seis minutos, Roither tocou e Maurílio completou: 7 a 1. Aos sete, Leandrinho aproveitou contra-ataque e finalizou forte para fazer o oitavo.

Botucatu passou a utilizar o goleiro-linha aos nove minutos e fez um gol. Wellington recebeu na frente e descontou: 8 a 2.

Aos dez, Roither tocou para Maurílio concluir: 9 a 2. Os dois dígitos chegaram aos 11 minutos. Maurílio e Roither voltaram a fazer tabela e Roither fez o décimo: 10 a 2, Vocem.

Doze minutos, 11º gol. Leandrinho, na área, completou para a rede. Roither marcou aos 12 e aos 14 minutos: 13 a 2.

Aos 16, William passou para Maurílio finalizar e balançar a rede. E, aos 17 minutos, o gol mais bonito da partida. Roither deu um chapéu no seu marcador, acertou um belo chute e mandou no canto esquerdo para fechar o placar do tempo normal: 15 a 2, Vocem.

Prorrogação
Como não gosta de bom futsal, gols e belas jogadas, a Federação Paulista de Futsal não leva em consideração o saldo de gols. Assim, a vitória de Botucatu no primeiro jogo (2 a 1) e a vitória do Vocem na segunda partida (15 a 2) levaram a decisão para a prorrogação.

Sem problemas. O espetáculo continuou com mais dez minutos de jogo e mais cinco gols assisenses.

A prorrogação era a chance de Botucatu, já que o placar seria zerado. Quem vencesse se classificaria. Em caso de empate, avançaria o Vocem. Botucatu conseguiria surpreender depois de sofrer 15 gols?

A resposta veio aos sete segundos do primeiro tempo da prorrogação. Maurílio recuperou a bola na quadra de defesa, avançou e estufou a rede: 1 a 0, Vocem.

Aos quatro minutos, Roither girou sobre a marcação e bateu bonito para marcar o segundo gol assisense: 2 a 0.

No primeiro minuto da segunda etapa, William acertou um belo chute da quadra de defesa e fez 3 a 0 para o Vocem. O técnico André Luís invadiu a quadra para comemorar e foi expulso. Ele será desfalque na primeira partida da decisão.

Aos dois minutos, Cabelo tocou para Luigi não deixar Botucatu sem fazer gol no tempo extra: 3 a 1. Sete segundos depois, Paulo mostrou que o Vocem não estava satisfeito e tocou rasteiro para o gol.

O goleiro Kevin ainda defendeu um tiro livre cobrado por Cabelo aos três minutos. Depois, a missão do Vocem era alcançar a marca de 20 gols na partida.

O cronômetro marcava menos de um segundo para o fim do jogo quando Paulo chutou e mandou para a rede: 5 a 1 na prorrogação, 20 a 3 no placar total. Vocem classificado para a final do Paulista do Interior.

Adversário
O adversário do Vocem na decisão do Interior será definido nesta quarta-feira, dia 20. Piracicaba e Araraquara se enfrentam às 20h, em Piracicaba. Araraquara venceu o primeiro jogo por 5 a 4 e tem a vantagem do empate. Piracicaba precisa da vitória no tempo normal para levar a disputa para a prorrogação. No tempo extra o empate favorece a equipe de Piracicaba.

Recado
O técnico finalista do Paulista do Interior fez um desabafo. “Às equipes que nos venceram durante a competição e acharam que chegariam muito longe, e também a quem disse que o Vocem não era capaz de chegar até a final: aqui estamos. Um abraço a todos eles”, afirmou André Luís.

Ficha técnica
Vocem 15 (5) x (1) 2 Botucatu

Local: Ginásio do Parque das Acácias, em Assis
Arbitragem: Marcelo Lima Prado e Marcos Augusto Rena
Cartão vermelho: Eduardo (Botucatu)
Cartões amarelos: Maurílio (Vocem); Wellington (Botucatu)
Gols: Paulo e Roither (5), Maurílio (4), Leandrinho (3), William (2) e Marlon (Vocem); Cléberson, Wellington e Luigi (Botucatu)

Vocem
Matheus Borba, William, Paulo, Igor e Henrique Cabelo. Ainda: Kevin, Maurílio, Matiello, Marlon, Roither e Leandrinho. Técnico: André Luís.

Botucatu
Matheus, Gustavo, Nano, Cabelo e Luigi. Ainda: Juninho, Wellington, Rafael, Cléberson, Luís Fernando, Pimenta, Eduardo, Sérgio e Matheusão. Técnico: Edivaldo Rogério Fumes.

(Foto: Ana Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!