segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Balanço 2011: Autarquia de Esportes de Assis


Nestário Luiz
26/12/2011

Vinícius Simili avaliou os projetos da Autarquia de Esportes.
(Foto: Nestário Luiz)
O ano da Autarquia de Esportes de Assis foi de atividades intensas e vitoriosas. O futsal masculino e o vôlei feminino foram modalidades que conquistaram resultados expressivos. Mesmo em seu primeiro ano, as duas equipes disputaram finais de campeonatos estaduais. Além disso, as escolinhas e projetos sociais atendem a mais de 1.000 crianças na cidade.

O presidente da Autarquia de Esportes, Vinícius Simili, avaliou as atividades realizadas em 2011 e destacou o ressurgimento de algumas modalidades. “Este ano nós diversificamos os investimentos da Autarquia, trazendo modalidades que estavam esquecidas na cidade. Com a paralisação das atividades do Assis Basket, que exigia da Autarquia um gasto muito alto, nós pudemos investir em modalidades como o vôlei feminino e o futsal masculino, que chegaram à final dos campeonatos estaduais. Isso foi gratificante para a Autarquia”, avaliou, em entrevista ao blog.

Para Simili, a Autarquia vive um bom momento. “Assis foi sede do Campeonato Brasileiro de Judô e de um festival de karatê, o que mostra que a Autarquia vive um momento especial, com várias conquistas e novos projetos, como as academias ao ar livre que estão surgindo na cidade”, destacou.

Segundo o presidente da Autarquia, os projetos para o ano que vem ainda não estão totalmente definidos. “Neste momento temos que avaliar em que acertamos e em que erramos para que possamos pensar nos projetos para 2012. Nossos objetivos para o ano que vem são investir na base e ter modalidades fortes em Assis. Em janeiro vamos conversar com todos os técnicos para saber o que eles planejam, quais são seus anseios, para que possamos melhorar os projetos da Autarquia”, adiantou.

Simili também avaliou as atividades realizadas nas escolinhas. “Nós temos mais de 1.200 crianças envolvidas em projetos da Autarquia. São 600 crianças que praticam karatê, por exemplo. A Autarquia tem 15 modalidades com escolinhas espalhadas pela cidade, à disposição da comunidade assisense. Nossa intenção é ampliar esses projetos, buscar as crianças dos bairros mais distantes da cidade e trazê-las para o esporte”, afirmou. Uma das novidades para o ano que vem, segundo Simili, deve ser a escolinha de ciclismo. “O projeto está adiantado”, resumiu.

O presidente da Autarquia de Esportes explicou, ainda, que o orçamento da entidade vem da Prefeitura. “Para o ano que vem já foi aprovado o valor de R$ 2,8 milhões. Cerca de 50% dessa verba é destinada à folha de pagamento. De 10% a 15% são usados nas praças esportivas, com manutenção e pagamento de água e energia elétrica. O restante do orçamento é utilizado nas modalidades e projetos sociais da Autarquia. É fundamental ter cuidado para usar o dinheiro público para que a Autarquia alcance o objetivo de levar projetos de qualidade à população assisense”, ressaltou.

Para Vinícius Simili, é importante que haja parceria entre o público e o privado na obtenção de recursos. “A Autarquia sempre busca patrocínio de empresas privadas, o que não tem sido fácil. O esporte é um ótimo meio para a divulgação de marcas, mas muitos empresários de Assis ainda não têm essa consciência. Aos poucos, porém, nós temos conseguido mostrar a importância de se investir em esporte, uma ferramenta barata e prazerosa. Além disso, normalmente o esporte está vinculado a coisas boas. Essa é a ideia que a Autarquia procura passar aos empresários da cidade“, afirmou.

Simili destacou, também, a relação do esporte com o desenvolvimento das crianças. “Eu, como professor de Educação Física, sou apaixonado pelo esporte. A Autarquia de Assis quer que as crianças venham para o esporte e o tenham como opção de educação, lazer e cidadania. O esporte tem essa missão”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!