segunda-feira, 7 de março de 2011

O menino que tomava multas


Nestário Luiz
6/3/2011

Com a Talita na TV Record...
Tenho dois bons amigos em Bauru, cidade que fica a 180 quilômetros aqui de Assis. Talita e Rafael são jornalistas e nós sempre conversamos pela internet. Há tempos eu estava devendo uma visita para eles. Até que eu descobri que teria duas semanas de férias logo após a virada de ano.

Então eu perguntei para a dupla se minha visita seria oportuna no começo de janeiro. Obtive resposta afirmativa. Dia 7 peguei o carro e parti rumo a Bauru. Havia combinado com a Talita ao meio-dia. Ela trabalha na TV Record. Com o Rafael, jornalista da TV Tem, eu marquei às 5 da tarde. Fui convidado para assistir no estúdio ao “Tem Notícias”, que o Rafael apresenta às 7 e pouquinho da noite. Tudo acertado.

Cheguei a Bauru pouco antes do meio-dia. O problema foi achar a TV Record, que fica bem em frente ao recinto Melo Moraes. Encontrei, enfim. Conheci a emissora e depois fui almoçar com a Talita no Bauru Shopping. Animados, ainda fomos passear no Calçadão, que eu não conhecia.

E é nessas andanças para lá e para cá que estava o problema. Eis que havia um radar eletrônico na Avenida Antonio Eufrásio de Toledo. O limite era de apenas 50 km/h. O danado do aparelho me flagrou duas vezes acima da velocidade máxima permitida. Algumas semanas depois chegariam à minha casa duas notificações.

... e com o Rafael na TV Tem.
Antes das multas vamos continuar com o passeio em Bauru. Às cinco em ponto cheguei, com a ajuda de um mototaxista, à TV Tem. O Rafael me recepcionou muito bem, assim como o Denílson Mônaco, amigo desde 2006, quando eu e dois amigos fomos protagonistas de uma matéria produzida pela TV Tem e exibida no Globo Esporte.

Conheci a redação e, ao lado do Rafael, esperei o horário do “Tem Notícias”. Cerca de 15 minutos antes descemos para o estúdio e tive o prazer de assistir ao jornal ali bem pertinho da bancada.

No retorno a Assis outra aventura. Foi colocar as rodas do carro na rodovia que caiu uma baita chuva. Primeiro parei o carro no acostamento. Depois entrei num posto que havia ali perto. E caiu água durante toda a viagem. O percurso que normalmente levaria duas horas me exigiu quatro horas de estrada. Cheguei em casa pouco antes da meia-noite. Bom passeio, boas histórias e grandes aventuras.

E eu nem sabia que não havia terminado. Como já adiantei, algumas semanas depois chegaram as notificações de infração de trânsito. Lembrei do radar e considerei baixo o limite de velocidade, pois a avenida era uma via rápida, bem no centro da cidade.

O limite que era baixo ou eu que, desacostumado a andar de carro em cidades maiores do que Assis, fui flagrado de calças curtas? O radar estava lá. A placa com o limite também. E ainda assim eu pisei no pedal do acelerador. Multado.

Quando eu abri as notificações, dei risada ao ler que eu tinha um determinado prazo para recorrer à infração. Recorrer como, se todos os meus dados e até a foto da placa do carro estavam lá, bem nítidos? Não recorri a nada, óbvio. Errou, arque com o erro.

Na primeira notificação, fui flagrado a 60 km/h. Na segunda, a 61 km/h. Fui multado por “transitar em até 20% acima da velocidade permitida”. O limite era de 50 km/h, como já havia afirmado.

Resignei-me e esperei chegarem os boletos para pagar as multas. Multas médias, aliás: quatro pontos na carteira e R$ 85,13, cada uma. Semana passada recebi os boletos e resolvi pagá-los já com o salário deste mês, com o objetivo de obter o desconto e de me livrar dessa questão o quanto antes.

Com o desconto de R$ 17,03 em cada multa, paguei, ao todo, R$ 136,20. Poxa, fiquei muito chateado, pois são quase R$ 140 jogados fora. Além disso, sou um cidadão que procura cumprir as leis, seus deveres. No trânsito, então, atenção total e obediência aos sinais. Num passeio a outra cidade, errei pelo desconhecimento. E aprendi com o erro.

Apesar do prejuízo financeiro, o passeio valeu a pena. Foi um dia muito agradável ao lado dos meus amigos. Espero repetir a visita, até já fui “convocado” a voltar para lá. Será um prazer, Rafael e Talita, mas agora sem multas. Até breve.

2 comentários:

  1. Eitaaaaaaaa... esse menino q tomava multas eh desatento ein.. rsrsrs.. Das próximas, cuidado com a velocidade e olhe as placas.... Mas pensa, pelo menos era vc mesmo dirigindo.... kkkkk

    ResponderExcluir
  2. hahahaha... juizo rapaz!!!!!! Bom receber sua visita... será sempre bem vindo... abraços

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!