domingo, 1 de julho de 2012

Salve o Vocem, o time campeão!


Nestário Luiz
1º/7/2012

Vocem, campeão paulista do Interior sub-20!
(Fotos: Alexandre Takazawa)
É campeão! O Vocem/World Sport conquistou neste sábado, dia 30 de junho, o título do Campeonato Paulista do Interior sub-20. Conquista inédita para Assis, que completa 107 anos neste domingo, dia 1º. Pela primeira vez o futsal da cidade alcançou um título federado. Salve cidade, cidade de Assis. Salve o Vocem, o time campeão. Mas como foi difícil alcançar o título!

O adversário na decisão do Paulistão do Interior foi Araraquara, que venceu o primeiro jogo por 5 a 1. Neste sábado, no Ginásio do Parque das Acácias, em Assis, o Vocem precisava vencer por qualquer placar no tempo normal para levar a disputa para a prorrogação e buscar, pelo menos, o empate no tempo extra. O Vocem brigou, se dedicou, não desistiu e conquistou o título.

Uma atuação impecável do Vocem. Focada do início ao apito final, a equipe assisense jogou marcando em cima e atacando com força. Araraquara fez com que a final fosse emocionante: o time visitante também jogou bem e chegou a empatar o jogo quando perdia por 2 a 0. Mas o Vocem, apoiado por uma numerosa e animada torcida, fez sua melhor partida na competição e levou o nome de Assis ao nível de campeã estadual no futsal.

A final
O Vocem precisava vencer, e começou o jogo com marcação avançada, passes precisos e bons lances de ataque. Araraquara mal chegou à sua quadra ofensiva nos primeiros minutos de partida.

William comemora um de seus três gols na partida.
O time de Assis abriu o placar aos quatro minutos. Maurílio tocou para William chutar cruzado e acertar o canto esquerdo do goleiro Ricardo: 1 a 0, Vocem.

A pressão continuou e, aos seis minutos, foi a vez de Paulo dar a assistência para William completar para a rede e marcar seu segundo gol no jogo: 2 a 0.

Araraquara chegou com perigo aos 13 minutos. Primeiro, Tupã bateu por cima do gol. Em seguida, Juliano Costa tentou a conclusão, mas a defesa assisense afastou.

Aos 14, Cláudio recebeu bom passe e ficou na frente de Matheus Borba, mas chutou mal, por cima.

Paulo chegou perto do terceiro gol assisense aos 16 minutos. O ala pegou sobra na área e finalizou, mas a defesa tirou a bola em cima da linha do gol.

Reação e prorrogação
Araraquara voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva e reagiu no placar. O Vocem, porém, respondeu rapidamente e garantiu a prorrogação.

Aos cinco minutos, Juliano Costa recebeu pela esquerda, avançou e tocou na saída de Matheus Borba: 2 a 1.

Leandrinho recuperou bola aos seis minutos e chutou cruzado. Ricardo caiu no canto esquerdo e fez bela defesa. No minuto seguinte, Paulo completou troca de passes do time assisense com chute forte, da entrada da área. Na trave.

Aos oito minutos, Araraquara saiu em contra-ataque e Juliano Costa bateu forte e empatou o jogo: 2 a 2.

Maurílio e suas cambalhotas para comemorar os gols.
O empate era de Araraquara e, portanto, o Vocem se lançou ao ataque. E com que eficiência. Criou ótimos lances e fez gols. Belos gols.

Aos 12 minutos, Marlon passou pela marcação e bateu bem. Acertou a trave. Logo depois, Maurílio teve a chance de marcar num tiro livre, mas o goleiro defendeu.

Aos 14, porém, Maurílio não desperdiçou. O pivô aproveitou rebote da defesa de Araraquara e desviou para o gol: 3 a 2, Vocem.

Marlon cobrou tire livre aos 15 minutos, mas Ricardo evitou o gol. Aos 16, Maurílio bateu forte, no ângulo esquerdo, e fez um belo gol: 4 a 2.

Araraquara tentou reagir aos 17 minutos, quando Caio acertou o travessão de Matheus Borba, mas o Vocem fechou o tempo normal com mais um golaço. A 40 segundos do fim, Leandrinho acertou o ângulo esquerdo de Ricardo e definiu o placar: 5 a 2, Vocem. Prorrogação.

Emoção, expulsão, comemoração
Pela terceira vez no Paulista do Interior o Vocem disputaria uma prorrogação. Havia sido assim nas quartas de final, contra Dracena, e nas semifinais, diante de Botucatu. Na decisão, mais uma disputa no tempo extra. Quem vencesse ficaria com o título. O empate era do Vocem.

O jogaço do tempo normal continuou na prorrogação. A emoção foi acentuada pelo fato de as duas equipes terem estourado o limite de faltas no tempo normal. Assim, cada falta na prorrogação seria um tiro livre. A expulsão do beque William no fim fez com que a decisão ficasse dramática.

Com 45 segundos de jogo na prorrogação, Paulo cobrou tiro livre e fez: 1 a 0, Vocem. Dez segundos depois, Juliano Costa também cobrou tiro livre, mas acertou a trave.

Aos três minutos, mais um tiro livre para Araraquara, e o goleiro Kevin defendeu a cobrança de Juliano Costa. Na sequência, William finalizou forte e marcou: 2 a 0, Vocem.

Aos quatro, Cláudio lançou para Juliano Costa, na área, diminuir: 2 a 1. A 14 segundos do fim do primeiro tempo, Roither bateu e acertou o ângulo esquerdo. Golaço: 3 a 1, Vocem.

O segundo tempo da prorrogação foi de pressão de Araraquara e marcação atenta do Vocem. Aos três minutos, porém, William cometeu falta e recebeu cartão vermelho. O Vocem teria que jogar o restante da partida com um atleta a menos.

Aos quatro minutos, Guilherme bateu tiro livre e descontou para Araraquara: 3 a 2. Trinta segundos depois, Guilherme teve mais uma chance em tiro livre, mas chutou por cima.

A 28 segundos do fim do jogo, Guilherme tocou na saída de Matheus Borba e empatou a partida: 3 a 3.

Mesmo com um jogador a menos, o Vocem se impôs nos segundos finais, segurou a pressão do adversário, garantiu o empate e pôde, enfim, comemorar o inédito título do Campeonato Paulista do Interior. É campeão, e é do Vocem!

E como foi difícil...
Quantos obstáculos para o Vocem durante a campanha... Foram duas baixas de jogadores muito importantes: Jackson e Ruan; o time foi criticado por não fazer gols; sofreu cinco derrotas na competição: duas na primeira fase e três nas disputas eliminatórias. Sobressaiu-se sobre tudo isso, no entanto, a determinação de um elenco focado em conquistar o título.

A cada jogo, uma superação. Se numa partida o Vocem perdeu muito gols, na outra marcou 20. Se num jogo o time não foi bem, no outro teve atuação impecável. Se numa partida alguém caiu, na outra se reergueu. E, reerguendo-se, o Vocem venceu adversários, dificuldades e desconfiança para fazer um jogo ruim e outro excelente contra Dracena, nas quartas, um jogo ruim e outro excelente diante de Botucatu, na semi, e um jogo ruim e outro excelente contra Araraquara, na decisão. E, nessa prova de capacidade de superação, o Vocem alcançou seu objetivo no Campeonato Paulista do Interior. Salve o time campeão!

Para erguer o troféu...
O guerreiro Ruan com o troféu.
A decisão se tornou ainda mais emocionante por um fato muito especial: a superação do capitão. O ala Ruan esteve no ginásio e levantou o troféu de campeão.

Ruan sofreu um acidente de carro em Mafra (SC) no dia 21 de abril, durante folga do elenco do Vocem, fraturou a pelve, passou por cirurgias e ficou mais de um mês sem poder sair da cama.

E, 71 dias depois do acidente, Ruan encarou uma viagem de mais de 500 quilômetros, vestiu a camisa 8 e foi para o jogo. Não entrou em quadra, claro, mas ajudou a equipe tanto quanto os demais jogadores. Sua presença ali foi um grande incentivo para o time. Como não jogar com determinação e superação vendo um companheiro que passou por momentos difíceis na vida pessoal e fez questão de acompanhar a partida? O Vocem jogou por Ruan e ganhou para ele.

Treinador bi
André Luís (à esquerda) é abraçado por Américo Ribeiro.
O técnico do Vocem, André Luís, conquistou o seu bicampeonato do Paulista do Interior. Em 2010, André conquistou o título da competição com Garça. Ano passado, já pelo Vocem, foi vice-campeão, perdendo a decisão para a Araraquara. Neste ano veio o bi.

André Luís sempre elogia uma pessoa dizendo que ela é “embaçada”, mas embaçado é ele, que chegou a três finais seguidas do Campeonato Paulista do Interior. Belo trabalho, André, parabéns!

Campanha
O Vocem conquistou o título do Paulista do Interior com uma campanha de nove vitórias e cinco derrotas em 14 jogos. A equipe marcou 74 gols e sofreu 47.

Paulo, com 16 gols, foi o vice-artilheiro da competição. Ele só ficou atrás de Juliano Costa, de Araraquara, que marcou 31. Maurílio fez 14 gols, Leandrinho e Roither, nove, William e Marlon, sete, Henrique Cabelo e Igor, quatro, Ruan, três, e Thales, um gol.

Os jogos
Vocem 3 x 4 Pompeia
Botucatu 2 x 5 Vocem
Sertãozinho 5 x 6 Vocem
Vocem 5 x 1 Garça
Pompeia 1 x 3 Vocem
Vocem 4 x 3 Botucatu
Vocem 3 x 1 Sertãozinho
Garça 4 x 1 Vocem
Dracena 3 x 7 Vocem (quartas – ida)
Vocem 6 (1) x (1) 7 Dracena (quartas – volta)
Botucatu 2 x 1 Vocem (semi – ida)
Vocem 15 (5) x (1) 2 Botucatu (semi – volta)
Araraquara 5 x 1 Vocem (final – ida)
Vocem 5 (3) x (3) 2 Araraquara (final – volta)

Tamo junto!
É campeão! Parabéns, Vocem! Parabéns pela bela campanha, pela superação, pela determinação e pelo compromisso. Assis agradece o presente. Título merecido, vocês nunca desistiram e sempre estiveram focados em alcançar o primeiro lugar. Recompensa para um trabalho que foi muito bem realizado.

E obrigado pela acolhida e pela amizade. Foi um prazer para este estudante de jornalismo cobrir o Vocem nesta campanha especial e inesquecível.

Tem mais!
Outras informações, fotos e opiniões sobre o título do Vocem nos próximos dias, no blog.

Ficha técnica
Vocem 5 (3) x (3) 2 Araraquara

Local: Ginásio do Parque das Acácias, em Assis
Arbitragem: Luiz Henrique Ramos da Silva e Márcio dos Santos Souza
Cartões vermelhos: Thales e William (Vocem)
Cartões amarelos: Paulo e Maurílio (Vocem); Giovani e Guilherme (Araraquara)
Gols: William, aos 4 e aos 6 minutos do primeiro tempo; Juliano Costa, aos 5 e aos 7, Maurílio, aos 14 e aos 16, e Leandrinho, aos 19 da segunda etapa; Paulo, a 1, William, aos 3, Juliano Costa e Roither, aos 4 minutos do primeiro tempo da prorrogação; Guilherme, aos 3 e aos 4 da segunda etapa da prorrogação

Vocem
Matheus Borba, William, Leandrinho, Paulo e Maurílio. Ainda: Kevin, Thales, Matiello, Igor, Roither, Henrique Cabelo, Marlon e Ruan. Técnico: André Luís.

Araraquara
Ricardo, Pedro, Gabriel, Tupã e Juliano Costa. Ainda: Luan, Thiago, Renan, Caio, Guilherme, Alexandre, Jonathan, Erick, Cláudio e Giovani. Técnico: Renê Benacci.

Ruan, emocionado, entra em quadra 71 dias depois do acidente.
O elenco campeão! Em pé, a partir da esquerda: Rinaldo Neves,
Kevin, William, Ruan, Thales, Henrique Cabelo, André Luís
e Matheus Borba. Agachados: Alê, Roither, Matiello, Igor,
Maurílio, Leandrinho, Marlon e Paulo.










Hora da festa!


Emocione-se, Ruan. O título é para você.
As de ouro são do Vocem!

O supervisor do Vocem, Américo Ribeiro (à esquerda), e o
presidente da Autarquia de Esportes de Assis, Vinícius Simili.
Paulo, com o troféu, comanda a volta olímpica.



Tupã, capitão de Araraquara, recebe o troféu de vice-campeão.
Fred, Ruan e Kevin completam a comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!