quarta-feira, 4 de julho de 2012

O título do Vocem jogo a jogo: histórias do campeão

Nestário Luiz
3/7/2012

Foram 93 dias de trabalho até que o Vocem chegasse ao
segundo jogo da final e conquistasse o título do Interior.
(Fotos: Alexandre Takazawa)
Foram exatamente três meses de trabalho. De 30 de março a 30 de junho, nove vitórias e cinco derrotas em 14 jogos, 74 gols marcados e 47 sofridos. Essa foi a campanha do Vocem no Campeonato Paulista do Interior sub-20 2012. Campanha de campeão.

A trajetória para o título inédito do futsal de Assis começou com os goleiros Matheus Borba e Kevin, os beques Leandrinho e William, os alas Igor, Jackson, Ruan, Thales, Matiello, Marlon e Paulo, e os pivôs Henrique Cabelo, Maurílio e Roither.

A estreia no Paulista do Interior não foi boa. O Vocem jogou contra Pompeia no Ginásio do Parque das Acácias, em Assis, e chegou a abrir o placar. Porém, a equipe sofreu a virada e tomou quatro gols. O Vocem ainda reagiu, mas não evitou a derrota por 4 a 3.

Paulo, Ruan e Marlon fizeram os gols assisenses. Começaram jogando Matheus Borba, Jackson, Marlon, Paulo e Maurílio.

Na partida seguinte, a primeira vitória. O Vocem foi ao Ginásio Mário Covas e venceu Botucatu por 5 a 2 num jogo que teve um fato inusitado. A partida estava marcada para as 18h, mas começou apenas às 19h05 porque a arbitragem se atrasou. O quarteto chegou ao ginásio com 40 minutos de atraso alegando falha de comunicação. Eles afirmaram terem recebido a informação de que a partida seria às 20h.

Quando a bola finalmente conseguiu rolar, Botucatu marcou o primeiro gol, mas o Vocem virou o jogo com gols de Roither, Leandrinho, William e Ruan (dois). O time assisense começou a partida com Matheus Borba, Leandrinho, Marlon, Roither e Henrique Cabelo.

No terceiro jogo, mais uma virada e a segunda vitória no Interior. Sertãozinho saiu na frente no Ginásio Edgard Dega Gonçalves, mas o Vocem contou com a inspiração e os quatro gols de Paulo para virar o placar e vencer por 6 a 5. Leandrinho, duas vezes, também marcou para o time assisense.

Em Sertãozinho, o Vocem começou jogando com Matheus Borba, William, Igor, Paulo e Maurílio.

O Vocem encerrou o primeiro turno com mais uma vitória de virada. A equipe recebeu Garça e venceu por 5 a 1. Os gols assisenses foram marcados por Leandrinho (dois), Paulo, Igor e Henrique Cabelo.

Depois da partida, o técnico do Vocem, André Luís, afirmou que o time havia feito o seu melhor jogo até aquele momento. “O Vocem finalmente se soltou, cada jogador colocou o seu ‘eu’ em quadra e isso fez muita diferença. O Vocem goleou e poderia ter feito mais gols, mas desperdiçou várias oportunidades. Nesta partida começamos a construir a nossa ‘casa’. Até aqui conseguimos preparar o alicerce, tudo o que foi feito do começo do ano para cá foi muito importante e precisa ficar como lição. Foi o nosso primeiro jogo realmente bom”, afirmou.

Na goleada sobre Garça, o Vocem começou com Kevin, William, Ruan, Paulo e Maurílio. A equipe de Assis fechou o primeiro turno na liderança do Grupo B do Paulista do Interior, com nove pontos.

Menos dois
Em abril o Vocem perdeu dois importantes jogadores. No dia 2, o ala Jackson foi dispensado. O motivo alegado pela diretoria foi desrespeito ao regulamento interno do clube, mas os detalhes não foram divulgados.

No dia 21, o ala Ruan sofreu um acidente de carro em Mafra (SC), durante período de folga do elenco do Vocem, e fraturou a pelve. O atleta passou por cirurgias e iniciou a recuperação com repouso e fisioterapia.

Ruan não pôde mais jogar no Paulista do Interior, mas voltará a ser citado nesta matéria.

O Vocem estreou no segundo turno no Ginásio Arena, em Pompeia, e obteve mais uma vitória, a quarta seguida. O time venceu Pompeia por 3 a 1.

Paulo marcou dois gols, um deles por cobertura, com estilo. Maurílio também fez para o Vocem. A equipe assisense começou o jogo com Matheus Borba, William, Leandrinho, Paulo e Henrique Cabelo.

Paulo (17) finaliza no jogo contra Botucatu.
Contra Botucatu, em Assis, a quinta vitória no Paulista do Interior, e o Vocem alcançou o melhor índice técnico da competição. O time de Assis venceu por 4 a 3 num jogo equilibrado e com vários lances de ataque dos dois times.

Maurílio foi o destaque da partida, com três gols. Henrique Cabelo também fez. O Vocem começou jogando com Matheus Borba, William, Paulo, Matiello e Maurílio.

A partida seguinte foi diante de Sertãozinho, em Assis. O Vocem venceu por 3 a 1 sem dar chances ao adversário, tanto que o título da matéria aqui no blog foi “Vocem neutraliza Sertãozinho e vence pela 6ª vez no Interior”. A vitória também garantiu o primeiro lugar do grupo ao Vocem com uma rodada de antecedência.

Os gols do Vocem foram marcados por Henrique Cabelo, Marlon e Igor. O time de Assis iniciou a partida com Matheus Borba, Leandrinho, Marlon, Henrique Cabelo e Maurílio.

Depois do jogo, o técnico André Luís elogiou a equipe. “O Vocem está evoluindo, os treinamentos têm dado resultado. O time está num patamar melhor”, declarou.

Na última rodada da primeira fase, o Vocem perdeu para Garça por 4 a 1 no Ginásio João Gonzáles, em Garça. Desfalcado de Henrique Cabelo, suspenso, e Maurílio e Marlon, sem condições físicas, a equipe assisense não jogou bem e foi derrotada, mas alcançou a primeira colocação do Grupo B, com 18 pontos (seis vitórias e duas derrotas). Na classificação geral, o Vocem ficou atrás apenas de Santa Ernestina, líder do Grupo A.

Em Garça, Thales fez o gol do Vocem, que começou jogando com Matheus Borba, William, Paulo, Igor e Roither.

Quartas de final
O adversário nas quartas de final seria Dracena. No primeiro jogo, no Ginásio Douvilho Moura, em Dracena, uma atuação impecável do Vocem: vitória por 7 a 3.

Os gols do Vocem foram marcados por Paulo, Igor, Roither, Maurílio, Marlon, Henrique Cabelo e William. Iniciaram a partida Matheus Borba, William, Leandrinho, Paulo e Maurílio.

O jogo de volta, em Assis, foi emocionante, com 15 gols, três viradas, prorrogação e classificação do Vocem para as semifinais.

O time assisense esteve próximo de garantir a vaga ainda no tempo normal. A equipe vencia por 6 a 4 a menos de cinco minutos do fim do jogo. Porém, Dracena reagiu e marcou o gol da vitória dois segundos antes de o cronômetro zerar: 7 a 6.

No tempo extra, 1 a 1. O empate era do Vocem. Nas semifinais, mas dois encontros com Botucatu.

Diante de Dracena, os gols do Vocem foram de Marlon (três), Maurílio (três) e Paulo. O time iniciou a partida com Matheus Borba, William, Leandrinho, Paulo e Maurílio.

Semi
No jogo de ida das semifinais, no Ginásio Mário Covas, em Botucatu, o Vocem jogou bem e criou bons lances de ataque, mas perdeu para Botucatu por 2 a 1. Roither fez o gol assisense.

Iniciaram o jogo Matheus Borba, Leandrinho, Paulo, Marlon e Henrique Cabelo.

Na partida de volta, em Assis, vitória impressionante e classificação inquestionável do Vocem. Foram 20 gols marcados em 50 minutos de um jogo individual e coletivamente perfeito do time assisense.

O Vocem venceu por 15 a 2 no tempo normal e por 5 a 1 na prorrogação. Foi um espetáculo de um time só. O adversário virou espectador. Não tinha como parar o ataque assisense. E o Vocem avançou para a final.

Paulo (cinco), Roither (cinco), Maurílio (quatro), Leandrinho (três), William (dois) e Marlon fizeram os gols do Vocem. O time começou a partida com Matheus Borba, William, Paulo, Igor e Henrique Cabelo.

Depois do jogo, o técnico André Luís desabafou. “Às equipes que nos venceram durante a competição e acharam que chegariam longe, e também a quem disse que o Vocem não era capaz de chegar até a final: aqui estamos. Um abraço a todos eles”, declarou.

Decisão
De novo, Araraquara. Assim como no ano passado, o adversário na final do Campeonato Paulista do Interior seria Araraquara, que tentaria o bi.

E Araraquara abriu vantagem na disputa pelo título. No jogo de ida, no Ginásio do Sesi, em Araraquara, vitória dos donos da casa por 5 a 1. O Vocem fez o primeiro gol da partida com Igor, mas Araraquara reagiu e venceu.

Com Ruan apoiando (o quarto de pé, da esquerda para a direita),
Vocem bateu Araraquara e levou o título.
No segundo jogo, disputado no último sábado, dia 30, em Assis, o Vocem teve uma atuação impecável. Focada do início ao apito final, a equipe assisense jogou marcando em cima e atacando com força. Araraquara também jogou bem e chegou a empatar o jogo quando perdia por 2 a 0. Porém, o Vocem fez sua melhor partida na competição e levou o nome de Assis ao nível de campeã estadual no futsal pela primeira vez.

O Vocem precisava vencer no tempo normal e fez 5 a 2. Na prorrogação, empate por 3 a 3 e festa assisense.

William (três), Maurílio (dois), Leandrinho e Roither marcaram os gols que levaram o Vocem ao troféu de campeão do Campeonato Paulista do Interior. Iniciaram a partida Matheus Borba, William, Leandrinho, Paulo e Maurílio.

O título foi dedicado ao ala Ruan, que, 71 dias depois de sofrer um acidente de carro, encarou uma viagem de mais de 500 quilômetros de Mafra (SC) a Assis, vestiu a camisa 8 e foi para o jogo. Não entrou em quadra, mas ajudou a equipe tanto quanto os demais jogadores. Sua presença ali foi um grande incentivo para o time. O Vocem jogou por Ruan e ganhou para ele.

Paulo foi o artilheiro do Vocem no Paulista do Interior, com 16 gols. Maurílio fez 14, Leandrinho e Roither, nove, William e Marlon, sete, Henrique Cabelo e Igor, quatro, Ruan, três, e Thales, um gol.

Foram três meses de vitórias e derrotas, boas e más atuações, jogos com poucos e muitos gols, mas um único objetivo, alcançado com trabalho sério, foco e determinação. O título foi conquistado: o Vocem é campeão do Paulista do Interior sub-20 2012!

Os resultados
30 de março – Vocem 3 x 4 Pompeia
7 de abril – Botucatu 2 x 5 Vocem
10 de abril – Sertãozinho 5 x 6 Vocem
14 de abril – Vocem 5 x 1 Garça
1º de maio – Pompeia 1 x 3 Vocem
12 de maio – Vocem 4 x 3 Botucatu
15 de maio – Vocem 3 x 1 Sertãozinho
20 de maio – Garça 4 x 1 Vocem
25 de maio – Dracena 3 x 7 Vocem (quartas – ida)
2 de junho – Vocem 6 (1) x (1) 7 Dracena (quartas – volta)
6 de junho – Botucatu 2 x 1 Vocem (semi – ida)
19 de junho – Vocem 15 (5) x (1) 2 Botucatu (semi – volta)
24 de junho – Araraquara 5 x 1 Vocem (final – ida)
30 de junho – Vocem 5 (3) x (3) 2 Araraquara (final – volta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!