segunda-feira, 3 de outubro de 2011

São Bernardo 1 x 1 Assisense – Luta e garra de sobra


Nestário Luiz
2/10/2011

Assisense empatou com o São Bernardo no ABC.
(Fotos: Nestário Luiz)
Foi um grande jogo, com várias chances de gol, muita correria, chuva e emoção. Neste sábado, dia 1º, Esporte Clube São Bernardo e Clube Atlético Assisense empataram por 1 a 1 no Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, na partida de volta das quartas de final da categoria sub-20 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. O resultado deu a classificação para as semifinais ao São Bernardo, mas o Assisense saiu de campo com o sentimento de missão cumprida. E com justiça.

Como havia perdido o jogo de ida por 2 a 0, o Assisense tinha a missão de vencer o São Bernardo por três gols de diferença para avançar na competição. Porém, o time do ABC repetiu a escalação defensiva e a forte marcação da partida em Assis. Além disso, o goleiro da equipe da casa, Jefferson, teve atuação destacada.

O Assisense se despede da Segundona sub-20 com a melhor campanha da história do time na categoria. Foi a primeira vez que o Assisense se classificou para as quartas de final da competição. Em 12 jogos, a equipe somou seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, com aproveitamento de 61%. Foram 24 gols marcados e 14 sofridos.

Ao ataque!
O técnico do Assisense, Carlos Antunes, teve o desfalque do lateral-direito Thaylison, que estava suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no jogo anterior, e do volante Matheus Chock, que não viajou por causa de problemas pessoais.

Assim, Marcel foi deslocado para a lateral direita. O zagueiro Yago foi para o meio-campo e abriu uma vaga para Nelson. Mesmo com as mudanças, o time de Assis manteve o esquema dos jogos anteriores, com dois zagueiros, dois volantes, dois meias de criação e dois atacantes.

O Assisense cumpriu o que o técnico Carlos Antunes havia afirmado durante a semana: jogou ofensivamente desde o começo da partida. A primeira chance de gol foi de Geovani, aos três minutos. O lateral-esquerdo recuperou a bola no meio-campo, avançou em velocidade e bateu da entrada da área, mas o goleiro Jefferson fez boa defesa.

Aos quatro minutos, após jogada pela direita, Cassinho ganhou da marcação e tocou na saída do goleiro, mas Jefferson, mais uma vez, evitou o gol.

O Assisense seguiu pressionando e chegou aos sete minutos. Cassinho aproveitou jogada bem trabalhada para entrar na área e bater cruzado. A bola passou por cima do gol, rente ao travessão.

Aos dez minutos, o volante Yago recebeu uma pancada no joelho direito e teve que ser substituído. O zagueiro Danilão entrou no jogo para ser o companheiro de Nelson, enquanto Rafael passou a ocupar a vaga de Yago no meio-campo.

O São Bernardo atacou pela primeira vez aos 11 minutos. Hércules cobrou falta e acertou o travessão de Vinícius. Aos 20, Matos recebeu na área com liberdade e finalizou bem, mas a bola foi para fora.

Mesmo improvisado na lateral direita, Marcel deu trabalho para a zaga do São Bernardo. Um dos bons lances do jogador foi aos 25 minutos. Marcel aproveitou um rebote e arriscou da entrada da área. Jefferson teve que se esticar para rebater o chute.

O São Bernardo abriu o placar num lance polêmico. Aos 26 minutos, após cruzamento da direita, a bola sobrou para Carlão, que dominou dentro da área e mandou no canto esquerdo de Vinícius. Os jogadores do Assisense pediram impedimento, principalmente pelo fato de a assistente Maria Andreia Pereira da Silva não ter corrido com convicção para o meio-campo, como os bandeirinhas costumam fazer quando o gol é válido. Porém, o árbitro Júlio César Meirelles confirmou o gol: 1 a 0, São Bernardo.

O time do ABC assustou aos 28 minutos. Matos recebeu na área e chutou cruzado, mas Vinícius, com os pés, evitou o gol.

O Assisense teve mais uma chance no primeiro tempo. Aos 37 minutos, Joabson invadiu a área e bateu cruzado, mas Jefferson caiu bem e defendeu.

Chuva e emoção no ABC
Como o jogo estava sendo disputado no ABC, duas coisas não poderiam ficar de fora. Eles chegaram timidamente, mas a partir do início do segundo tempo o frio e a chuva marcaram em cima. Durante quase 40 minutos choveu muito forte em São Bernardo do Campo, com direito a um céu iluminado pelos relâmpagos.

No vestiário, a conversa entre os jogadores, o técnico Carlos Antunes e o assistente Edson Nandes fez bem para o Assisense. O time voltou para o segundo tempo com ainda mais pegada, garra e determinação. A missão de fazer quatro gols para se classificar era difícil, mas a intenção dos jogadores era marcar forte, mostrar movimentação e fazer gols, características que marcaram a participação do Assisense na Segundona sub-20.

Aos seis minutos, Diego Costa pegou um rebote de uma cobrança de escanteio e bateu da entrada da área. A bola passou perto, por cima do gol.

Bela jogada coletiva do Assisense aos oito minutos, e Nelson chutou rasteiro de fora da área. Jefferson apareceu bem e defendeu.

Aos 13, Marcel deu ótimo passe para Cassinho, que, dentro da área, chutou forte. Mais uma vez o goleiro do São Bernardo evitou o empate.

A insistência do Assisense deu resultado aos 20 minutos. Geovani cruzou da esquerda e Cassinho desviou de cabeça para o fundo do gol: 1 a 1.

Aos 25 minutos, Marinho arriscou de fora da área e Jefferson quase entregou. Como o gramado estava molhado, o goleiro escorregou na hora de defender, mas mesmo assim conseguiu desviar a bola para escanteio.

Mesmo com a forte chuva que caía em São Bernardo do Campo, o Assisense seguiu apertando o time da casa, mas o resultado não mudou. Fim de jogo: São Bernardo 1 x 1 Assisense.

O São Bernardo se classificou para as semifinais, mas o Assisense se orgulha da melhor campanha da sua história na Segundona sub-20.

Avaliação
Segundo o técnico do Assisense, Carlos Antunes, a avaliação do trabalho da equipe sub-20 é positivo. “Em 12 jogos, perdemos apenas dois. O time conquistou uma inédita classificação para as quartas de final. Brigamos de igual para igual com o São Bernardo, que acabou sendo melhor e vai disputar as semifinais. Ou seja, o trabalho foi bem feito e eu estou feliz com a nossa participação”, analisou Antunes. “Os meninos estão de parabéns pelo empenho e pelo campeonato que fizeram”, completou.

Futuro
O elenco do Assisense ganhou uma folga de duas semanas. Depois, os atletas se reapresentam para o início da preparação para a Copa Nacional, competição que o time vai disputar em dezembro nas categorias sub-17 e sub-20.

Ficha técnica
São Bernardo 1 x 1 Assisense

Local: Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo
Arbitragem: Júlio César Meirelles, auxiliado por Maria Andreia Pereira da Silva e Daniel Lopes Neto
Cartão amarelo: Diego Costa, aos 17 do segundo tempo
Gols: Carlão, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Cassinho, aos 20 do segundo

São Bernardo
Jefferson, Médici, Thiago, Carlão; Ranses, Danilo (Ruan, 21 do 2º), Adeilton Bruno (Gustavo Trombada, 9 do 2º), Hércules, Nildo (Lucas Mendes, 32 do 2º); Vinícius e Matos. Técnico: Júlio César Passarelli.

Assisense
Vinícius, Marcel, Nelson, Rafael, Geovani; Yago (Danilão, 10 do 1º), Marinho (Jhordan, 42 do 2º), Cassinho, Diego Costa; Jhonny e Joabson (Otávio, 31 do 2º). Técnico: Carlos Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!