quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Taça Libertadores começa hoje para o Corinthians


Nestário Luiz
15/2/2012

Corinthians estreia hoje na Taça Libertadores.
(Foto: Daniel Augusto Júnior, da Agência Corinthians)
Não tem como evitar: o coração já está batendo mais forte e a ansiedade aparece sorrateiramente. Sim, é hoje. Começa nesta quarta-feira a Taça Libertadores para o Corinthians. O Timão enfrenta o Deportivo Táchira/VEN às 22h, no Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, na Venezuela. A expectativa é boa.

O Corinthians encerrou o ano passado com o título do Campeonato Brasileiro, manteve a base do elenco e trouxe reforços importantes, como Elton e Douglas. O entrosamento pode ser um dos pontos positivos da equipe neste início de Libertadores. Isso, aliado à qualidade do elenco, faz do Corinthians um dos bons times da competição.

O Timão participa de sua décima Libertadores, sendo que esta é a primeira vez que a equipe disputa a competição por três anos consecutivos. As duas participações anteriores foram conturbadas. Em meio às comemorações do centenário do clube, o Corinthians caiu frente ao Flamengo em 2010 e foi eliminado pelo Tolima/COL, ainda na eliminatória que antecede a fase de grupos, no ano passado.

Para 2012 as coisas parecem estar mais tranquilas. A diretoria está confiante, o técnico Tite tem feito um bom trabalho e a torcida está mais apaixonada do que nunca. Em campo as coisas também vêm evoluindo.

Depois de quatro vitórias que não convenceram ninguém e dois empates que convenceram menos ainda no Campeonato Paulista, o Corinthians entrou em campo domingo passado com a obrigação de fazer um bom jogo no clássico contra o São Paulo, também pelo Estadual. E cumpriu a missão.

O Timão jogou muito bem, venceu e adquiriu confiança para a estreia na Libertadores. Mesmo sem Alex, Emerson e Liedson, poupados por Tite, a equipe se comportou de forma satisfatória, marcando, criando, agredindo e atacando o São Paulo. O Tricolor, descontrolado, teve o lateral-direito improvisado João Filipe expulso e não ofereceu maiores perigos ao Corinthians. O Timão precisava, e muito, de uma boa apresentação.

Destacaram-se contra o São Paulo o meia Danilo, jogador que eu sempre critico, mas que realmente fez um bom jogo e ainda marcou o gol da vitória, e o atacante Jorge Henrique, que fez os são-paulinos baterem cabeça no domingo.

E Tite gostou tanto da atuação de Jorge Henrique que o escalou como titular para o jogo de hoje. Reserva desde o início do ano, o atacante entra no lugar de Alex e, assim, o Corinthians volta ao esquema 4-3-3 para enfrentar o Táchira. Ralf e Paulinho formam a dupla de volantes e Danilo ficará responsável pela armação. No ataque, Jorge Henrique e Emerson vão jogar pelas pontas e Liedson será o centroavante. Tem tudo para dar certo. Tite não poderá ser acusado de omissão. Está sendo ousado.

O Corinthians também tem boas opções no banco. Edenílson como volante/armador, Alex para o meio-campo e Elton e Willian para o ataque. Atletas para que Tite mude peças ou mesmo o esquema da equipe. O técnico sabe surpreender. Douglas, cortado da partida de hoje, será importante para o time nos demais jogos.

O sonho está recomeçando. O Corinthians estará em campo e nós estaremos ligados, com o coração batendo forte e o nervosismo em níveis para lá de elevados. Ruim? Que nada. Bom. Bom demais. É hoje.

Vai, Corinthians! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!