quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Corinthians empata no fim e conquista primeiro ponto na Libertadores


Nestário Luiz
16/2/2012

Ralf comemora o gol do Corinthians.
(Foto: Daniel Augusto Júnior, da Agência Corinthians)
Foi difícil e o time não convenceu, mas o saldo da estreia do Corinthians na Taça Libertadores 2012 é positivo. O Timão empatou por 1 a 1 com o Deportivo Táchira no Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóval, na Venezuela, ontem à noite.

O Corinthians não jogou mal. Faltou criatividade, mas o time lutou bastante. Jogadores importantes estiveram apagados, o que prejudicou a atuação da equipe. No texto anterior aqui no blog eu havia elogiado a atitude do técnico Tite de escalar Jorge Henrique como titular, pois o atacante tinha jogado bem contra o São Paulo. Ele não foi bem, assim como Danilo. Dessa forma, o setor de criação ficou praticamente sem combate.

O Timão começou o jogo com boa posse de bola e algumas investidas ao ataque, mas foi surpreendido pelo gol de Herrera. Chicão tentou cortar uma bola na pequena área e o atacante do Táchira, sem querer, mandou para a rede.

Não vi o Corinthians desesperado em nenhum momento, o que me deixou feliz. Nada de jogo confuso e de ataques a qualquer custo. Mas a marcação do time da casa foi eficiente.

No segundo tempo Tite mexeu. Fez o certo: colocou Elton, Alex e Willian. Saíram, respectivamente, Liedson, Emerson e Jorge Henrique. Elton entrou apagado e quase não pegou na bola. Alex arriscou chutes de fora da área, mas a pontaria estava ruim. E Willian correu e se movimentou, mas também não conseguiu chegar ao gol.

Em jogo do Corinthians pode-se esperar de tudo. Até torcedores de outros times sabem disso. Aos 47 minutos do segundo tempo, quando foi marcada uma falta para o Timão, um colega são-paulino postou no Twitter: “Quer ver o gol aos 46? É a cara do ‘Corintchia’. Olha lá. Vamos aguardar”.

Alex lançou a bola na área e Ralf subiu com estilo para tocar de cabeça no canto direito do goleiro. 1 a 1. “Gol mais corintiano impossível”, bem disse meu colega do Twitter.

Não foi brilhante, não foi bonito de se ver, foi sofrido, mas valeu. Comemoramos um empate com o Deportivo Táchira, sim, claro que sim. Qual de vocês não comemoraria um gol de empate aos 48 minutos do segundo tempo, mesmo contra o time ali da esquina? Pena que algumas pessoas não sabem conversar decentemente sobre futebol. Pode torcer contra, sim, só não pode passar dos limites.

Foi apenas a primeira rodada e o Corinthians, assim como Vasco, Flamengo e Santos, encontrou dificuldades na estreia na Libertadores. E vai encontrar ao longo de toda a competição. O Corinthians e os demais brasileiros, no entanto, têm condições de brilhar no campeonato.

O Corinthians volta a jogar pela Libertadores no dia 7 de março, contra o Nacional/PAR, no Pacaembu.

PS: O lance do gol anulado do Táchira é muito polêmico. Ainda não vi nenhuma imagem que comprovasse alguma coisa. O assistente realmente estava mal posicionado, mas, mesmo nessa condição, ele pode ter acertado. E não esqueçam que erros acontecem, e para todos os times.

Ah, e a Copa do Brasil, começa quando mesmo?

Um comentário:

  1. Hahahahahahahahaha ia cornetar por não ter falado do gol LEGÍTIMO, segundo Renato Marsiglia do Táchira... De resto, valeu muito sim, foi o empate com sabor de vitória, apesar do corinthians ser infinitamente melhor que esse time venezuelano.

    ResponderExcluir

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!