terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Presidente da Autarquia pretende priorizar as categorias de base em Assis

Nestário Luiz
28/1/2013

Paccini assumiu a Autarquia de Esportes pela
terceira vez. (Foto: Nestário Luiz)
Urubatan Lopes Paccini assumiu a presidência da Autarquia de Esportes de Assis no dia 1º de janeiro com novas ideias para o esporte assisense. O objetivo dele é resgatar as categorias de base e montar escolinhas e equipes com crianças e jovens da cidade. “Os recursos públicos da Autarquia têm que ir para as categorias de base”, resumiu.

O presidente da Autarquia ocupa a função pela terceira vez, sendo que a anterior terminou há 12 anos. Paccini havia comandado a Autarquia de 15 de maio de 1992 a 25 de janeiro de 1993 e de 2 de janeiro de 1997 a 27 de julho de 2000. Em Assis, ele também se destacou como treinador do time de basquete masculino adulto. O título mais importante de Paccini foi o da segunda divisão do Campeonato Paulista de 2002, que levou o time de Assis à principal divisão do basquete paulista.

Para Paccini, será um desafio comandar novamente a Autarquia de Esportes. “Eu não esperava o convite para assumir a Autarquia, mas, como minha vida sempre foi traçada em cima de desafios, aceitei mais esse. É um desafio por dois motivos. Primeiro, porque eu não trabalhava em Assis há oito anos. Depois, porque eu, como técnico de basquete, tinha uma condição de pedir e ser atendido. Agora, sou eu que recebo pedidos e preciso avaliar se é possível acatá-los. Aceitei encarar esse desafio e vou trabalhar para o esporte assisense”, explicou, em entrevista ao blog.

Urubatan Lopes Paccini declarou que pretende investir nas categorias de base e fazer com que crianças e jovens tenham a oportunidade de jogar por equipes da cidade. “Em Assis existem poucos times juvenis ou infantis. No vôlei, por exemplo, a cidade tinha equipes adultas no ano passado, mas, com o encerramento das atividades desses times, Assis ficou sem equipes de base na modalidade. Pretendo trabalhar bastante com as categorias de base, montar times com crianças e jovens, fazer com que eles pratiquem esporte. Esse é um trabalho que será realizado a longo prazo. Os atletas de base de hoje podem chegar ao adulto e defender equipes em diversas categorias. Os recursos da Autarquia têm que ir para as categorias de base. Assim, para que haja equipes adultas, é preciso que empresas privadas se disponham a patrociná-las”, ressaltou.

Dessa forma, na atual gestão da Autarquia a cidade não deve ter equipes de vôlei e futsal com a estrutura dos dois últimos anos, baseada na contratação de jogadores de fora de Assis. “Os times podem ser remontados, com maior presença de atletas de Assis. Equipes adultas só existirão com o apoio de patrocinadores”, disse o presidente da Autarquia.

Segundo Paccini, a Autarquia terá um orçamento de R$ 2,7 milhões em 2013. Porém, ainda não há previsão para que esse recurso seja disponibilizado. Enquanto isso, a direção da Autarquia projeta atividades. “Funcionários da Autarquia e eu estamos realizando reuniões para definir um roteiro de atividades para as crianças e os jovens da cidade. Em fevereiro devemos anunciar essas atividades, com datas, horários e locais. O objetivo é fazer com que Assis tenha o esporte que sempre quis”, afirmou.

Paccini também explicou qual a situação das praças esportivas interditadas pelo Ministério Público no ano passado. “Assim que assumi a Autarquia, tomei conhecimento da interdição dos ginásios do Gema e do Parque das Acácias e do Estádio Tonicão. Estamos no início do trabalho e ainda não temos recursos financeiros, mas o objetivo é liberar esses locais o quanto antes. No caso do Tonicão, que foi solicitado pelo Clube Atlético Assisense, existem três funcionários da Autarquia trabalhando no estádio para que as autoridades aprovem o local e disponibilizem os laudos, de modo que o Assisense possa disputar o Campeonato Paulista”, declarou.

Carreira de bons resultados no basquete
Urubatan Lopes Paccini é técnico de basquete desde a década de 1980 e obteve títulos por várias equipes, inclusive a seleção brasileira.

Paccini trabalhou no basquete de Assis de 1980 a 2004. Ele conquistou títulos de Jogos Regionais, Jogos Abertos e Torneio Novo Milênio. O mais importante deles foi o da segunda divisão do Campeonato Paulista Adulto Masculino de 2002. No ano seguinte o time estreou na principal divisão do basquete paulista.

Com a equipe feminina de Ourinhos, Paccini conquistou os títulos dos campeonatos Paulista e Brasileiro em 2008 e Sul-Americano em 2009.

Em 2011, Urubatan Lopes Paccini foi o auxiliar técnico de Ênio Vecchi na equipe feminina adulta da seleção brasileira e foi campeão do Torneio Pré-Olímpico.

O trabalho mais recente de Paccini como técnico de basquete foi no ano passado, no Maranhão. Ele ficou lá de janeiro a abril e colaborou na montagem do time feminino adulto, que disputou a Liga de Basquete Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!