domingo, 18 de maio de 2014

Dez anos comunicando

Nestário Luiz

Dez anos, caramba! Neste mês, minha primeira participação num veículo de comunicação completou dez anos. De 2004 para cá muita coisa se transformou, como eu. De um adolescente que curtia comunicação, me tornei um jornalista formado e ainda mais apaixonado pela profissão.

Durante todo esse tempo foram muitos trabalhos, muitos mesmo, o que me deixa feliz. Matérias escritas, jogos narrados, viagens, horas e horas no rádio. Foi no rádio, aliás, que essa trajetória teve início. No dia 5 de maio de 2004, meu amigo Matheus Orlando, hoje repórter do jornal Comércio de Jahu, e eu estreamos no jornalismo no programa “Show de Bola”, que era apresentado por Luís Marcos Pereira na Rádio Difusora de Assis. Falarei mais sobre isso daqui a pouco.

Do rádio vieram muitos dos trabalhos que mais marcaram essa trajetória de dez anos. Mas também destaco as matérias escritas. Para escrevê-las, assisti a muitos jogos nos estádios Tonicão e Marcelino de Souza e nos ginásios Jairão, Gema e do Parque das Acácias. E fora de Assis, também. Pelas minhas contas, já visitei 20 cidades* para cobrir o Clube Atlético Assisense, time que acompanho há dez anos, e oito** com a equipe de futsal do Vocem em 2011 e 2012.

Mas e aí, como tudo isso começou? Foi em 2003, na oitava série do ensino fundamental na EE Profª Leny Barros da Silva, em Assis. Incentivados por um trabalho proposto pela nossa professora de arte, Maria do Carmo Ribeiro, a Carminha, meu amigo Jean Pedro e eu produzimos uma revista, a “O Cotidiano”, sobre futebol e variedades. Pronto: me apaixonei pela comunicação. O legal é que Carminha também dava aula para o Matheus em outra escola, e ele também fez uma revista, a “É Gol!”, falando de futebol.

Matheus também gostou da experiência e decidiu fazer outras edições da revista por conta própria. E ele me convidou para a tarefa. No ano seguinte, Luís Marcos Pereira, que era apresentador e narrador da Rádio Difusora, conheceu nosso trabalho e nos convidou para ter uma participação semanal no programa dele, o “Show de Bola”. Estreamos em 5 de maio de 2004, uma quarta-feira.

Incentivado por Luís Marcos, também comecei a narrar jogos do Assisense no Tonicão, ainda de forma autônoma. Matheus, Jean e eu formávamos a equipe de “transmissão”. O primeiro jogo que narrei foi Assisense 1 x 0 Osvaldo Cruz, no dia 18 de julho de 2004.

Vamos seguir com a trajetória. Matheus e eu ficamos na Difusora até novembro de 2005. No ano seguinte, o jornalista Vinícius Dônola, então na TV Globo, conheceu nosso trabalho e sugeriu essa pauta ao departamento de esportes da emissora. Em 30 de junho o repórter Edgar Alencar, que na época trabalhava na TV Tem de Bauru, esteve em Assis e acompanhou nossa “transmissão” do jogo Assisense 1 x 1 Linense, no Tonicão. A matéria foi exibida no dia 3 de junho de 2006 no “Globo Esporte”.

Em janeiro de 2007 ganhei do radialista Tapera um programa diário na Rádio Comunitária Cidade de Assis, o “Show da Manhã”. Na emissora também transmiti os quatro jogos do Assisense no Estádio Tonicão*** pela Segunda Divisão sub-20 do Campeonato Paulista daquele ano, com reportagens de Luiz Carlos Japonês. Foram minhas primeiras transmissões que realmente foram ao ar. Fiquei na Rádio Cidade até janeiro de 2008. No mesmo ano fui convidado pelo radialista Augusto César a integrar a equipe de esportes da Rádio Cultura, onde participei de muitas edições do “Panorama Esportivo” e narrei partidas de futebol e de basquete.

Em 2009 comecei a fazer o curso de jornalismo na Fema e, no mesmo ano, entrei para a equipe da Rádio Fema. Na emissora, apresentei o “Circuito Esportivo” de 2009 a 2013. No primeiro ano, com comentários de Felipe Modesto. Nos anos seguintes, com Italo Luiz. Concluí minha graduação em 2012 e, oito anos depois de começar na comunicação, finalmente me tornei um jornalista formado.

Destaco, ainda, meu trabalho no portal Assis Notícias. Desde 21 de março de 2007 tenho um espaço cedido pelo jornalista Alexandre Takazawa para falar do esporte assisense no site. Alexandre se tornou um bom amigo que sempre teve paciência e deu ótimas dicas a um jovem repórter.

Houve, ainda, trabalhos esporádicos, como as muitas matérias minhas publicadas no jornal Voz da Terra. Tem, finalmente, este blog, onde publico todas as matérias que escrevo. Neste formato atual, o blog está no ar desde 28 de fevereiro de 2011.

Difícil resumir dez anos de trabalho, mas espero ter destacado as principais atividades. Muita coisa bacana, aprendizado, erros, amizades, matérias e sempre a tentativa de acertar. Agradeço a todas as pessoas que torceram ou colaboraram com essa trajetória e a Deus, por essa oportunidade. Espero continuar comunicando, aqui em Assis ou por aí, levando a meus ouvintes e leitores informação correta e relevante. Dez anos comunicando, caramba!

Mais curiosidades
* Araçatuba, Bariri, Bebedouro, Diadema, Fernandópolis, Jundiaí, Lins, Monte Alto, Olímpia, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Penápolis, Pirajuí, Presidente Prudente, Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Tupã são, por ordem alfabética, as cidades que já visitei com o Assisense.

** Araraquara, Botucatu, Dracena, Garça, Ourinhos, Piracicaba, Pompeia e São Carlos são, por ordem alfabética, as cidades que já visitei com o time de futsal do Vocem.

*** Os jogos foram: Assisense 4 x 2 Oeste Paulista, Assisense 1 x 1 Presidente Prudente, Assisense 2 x 2 Ranchariense e Assisense 0 x 1 Inter de Bebedouro.

(Crônica também publicada no jornal Voz da Terra, em Assis, no dia 15 de maio de 2014, e no portal Assis Notícias)

Eu (à esquerda), Luís Marcos Pereira e Matheus Orlando
em 2004.
(Fotos: arquivo pessoal)

Ingresso do jogo Assisense 1 x 0 Penapolense, pela Série B-2
do Campeonato Paulista de 2004.

4 comentários:

  1. PARABÉNS MEU CARO E SUCESSO SEMPRE..ADMIRO SUA PERSISTÊNCIA...TAMBÉM GOSTO DE TRANSMISSÕES ESPORTIVAS, RÁDIO, JORNAL, ENFIM...E TAMBÉM JÁ TIVE SONHOS ASSIM COMO VC..NÃO DESISTA NÃO..E PERSEVERE SEMPRE...ABRAÇOS E TUDO DE BOM...
    AMARILDO JOSÉ - PARAGUAÇU PAULISTA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo Nestário Luiz, sou testemunha verídica da sua trajetória nos Dez anos de sucesso com seu Blog e nas diversas coberturas acerca da participação da cidade de Assis nas diferentes modalidades esportivas. Na cobertura jornalística sempre pautou suas ações na ética e imparcialidade o que o credencia e o torna uma grande promessa para o jornalismo. Atualmente esta fazendo do falta na cobertura diária, pois é um dos raros profissionais sérios que temos. Obrigado por ter colaborado e vivenciado os bastidores do Falcão do Vale. Não esqueço jamais de momentos emocionantes como o jogo do Sub-20 em São Paulo em 2011. Percebi em seus olhos o amor pelo esporte. Valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por todo o apoio, Antunes. Aquele foi um momento emocionante mesmo. Abraço.

      Excluir

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!