segunda-feira, 11 de julho de 2011

Você trai?


Nestário Luiz

Traição está na moda? Fidelidade é coisa de outrora? Quais são os valores que as pessoas, principalmente os jovens, carregam?

Sinto-me antiquado quando ouço histórias de traição. As pessoas contam suas aventuras com a maior naturalidade, sem nenhum constrangimento. Na verdade, o constrangimento, muitas vezes, acaba sendo meu.

Alguns conhecidos meus têm namoradas lindas e estão num relacionamento há algum tempo, sendo que namoros muito longos são raros. Essas pessoas deveriam estar felizes. Pelo menos eu estaria, visto que não estou namorando. Aliás, faz 22 anos que não namoro de verdade.

Talvez até esses colegas estejam felizes, mas não hesitam em ficar com uma menina se aparecer uma oportunidade. Muitas meninas, aliás. Eles levam a namorada para a casa dela e saem para transar com outra pessoa. Isso é normal. É?

Como disse, nunca estive num relacionamento sério e, portanto, nunca traí, pelo menos tecnicamente. Se me conheço um pouco, não me sentiria bem fazendo isso. Não quero que este texto tome forma de um autoelogio, mas é uma questão de valores. Penso que o que leva uma pessoa a trair é o fato de o relacionamento não estar lá muito bom. Ainda assim, a atitude a tomar não é trair. Uma conversa, uma mudança de planos ou de atitudes podem ser úteis.

Certa vez houve um baque muito grande em relação à minha visão sobre traição. Eu conhecia um casal que trabalhava junto, tinha uma relação ótima e uma filha linda. Eu tinha o cara como íntegro, fiel, ou seja, um exemplo. Até que houve uma reviravolta. Quando uma menina nova, com seus 20 anos, talvez menos, começou a trabalhar na empresa, ela chamou a atenção de todos. E desse cara também. Foi uma decepção incrível. Eu mesmo fiquei surpreso com a minha decepção. O homem que era um exemplo de fidelidade para mim traiu.

Meus amigos traem. Muito. Eles me contam. Os outros me contam. E não há um porquê. Traem porque traem. A chance apareceu e não foi desperdiçada. Eu ouço e fico na minha. Dependendo da intimidade com a pessoa, exponho minha opinião. Isso, claro, não adianta lá muita coisa.

Este texto, amigo leitor, é apenas uma reflexão. Não estou julgando ninguém, não é essa a minha intenção. Estou questionando os valores que as pessoas têm em relação ao amor, à confiança, à ética. Espero que você tenha entendido minha mensagem.

Também não falei sobre traição feminina por não ter argumentos e exemplos para isso. Acredito que elas também traiam, mas essa questão ficará para outra oportunidade.

Esta, portanto, foi minha pequena reflexão sobre traição. As coisas mudaram, a juventude pensa diferente, diriam alguns. Pode ser. Todos temos nossos valores, mas só espero que as consequências das nossas atitudes não atinjam e magoem as pessoas que nos amam e estão ao nosso lado. Boa semana! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!