domingo, 26 de julho de 2015

Coritiba 1 x 1 Corinthians – Timão recua demais e dá mole

Nestário Luiz
26/7/2015

Atenção, amigo leitor! O técnico Tite mandou você recuar! Calma, espero que possa ir em frente com o texto. Mas, neste domingo, o Corinthians não foi em frente com o jogo. Recuou, de novo, mais uma vez, e deu um mole danado. Vencendo o Coritiba por 1 a 0 até os 46 minutos do segundo tempo, o time tomou o empate e saiu do Estádio Couto Pereira com apenas um ponto. Segue na vice-liderança do Brasileirão, mas agora dois pontos atrás do Atlético/MG.

A gente já sabe muito bem que é do agrado do Tite e do Timão a recuada depois de sair na frente. Nos últimos jogos, estávamos mais amenos nas críticas, pois a recuada não estava resultando em gols tomados. Contra o Atlético/MG, por exemplo, mesmo recuando, veio a vitória. Foram cinco jogos seguidos sem tomar gol.

Agora, porém, o Corinthians voltou a sofrer gol no finzinho. O Timão abriu o placar no primeiro tempo, mas no segundo ficou atrás. Ralf e Danilo entraram no lugar de Renato Augusto e Vagner, com o objetivo de segurar a bola.

Interessante notar que o goleiro Cássio recebeu cartão amarelo por demorar a cobrar um tiro de meta. Isso aos 20 minutos do segundo tempo! Ou seja, na segunda etapa o Timão quis mesmo era recuar.

O início de jogo não teve grandes lances ofensivos. Marcos Aurélio bateu de fora da área e Cássio defendeu. Depois, Malcom recebeu na área e tentou cruzar ou bater no gol, não conseguindo nenhum dos dois. E, após cruzamento da direita e saída errada do goleiro do Coritiba, Vagner cabeceou para fora.

Thiago Galhardo teve ótima chance para o time paranaense. Ele recebeu na área e arriscou. Cássio rebateu e evitou o gol.

Aos 40 minutos de jogo rolou a primeira finalização corintiana na direção do gol. Vagner chutou da entrada da área e o goleiro Wilson caiu no canto esquerdo e desviou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, feita por Jadson, a segunda finalização e o gol. Felipe cabeceou, a bola desviou na defesa e foi para o fundo da rede: 1 a 0, Corinthians. Foi o primeiro gol de cabeça do Timão no Brasileiro.

No segundo tempo, Edu Dracena aproveitou cruzamento na área e cabeceou forte. Wilson fez ótima defesa. Em outro cruzamento, Felipe tentou nova cabeçada, mas agora mandou por cima.

Ao longo da partida, a defesa do Corinthians vinha conseguindo deixar o ataque do Coritiba em impedimento várias vezes, evitando lances ofensivos do adversário. Foram dez impedimentos do time mandante no jogo. No último lance, porém, aos 46 do segundo tempo, o Coritiba se safou de ter algum jogador fora de jogo. E empatou. Rafhael Lucas recebeu a bola no lado direito da área, em posição legal, e cruzou rasteiro para Evandro definir: 1 a 1.

“Temos que ter maturidade. O sentimento, por ter tomado o gol aos 46 do segundo tempo, é de derrota. Empatar com o Coritiba fora de casa é normal. Momentos como esse vão ocorrer, e é preciso ter maturidade. O Coritiba atacou e abriu espaços, mas não conseguimos aproveitar os contra-ataques”. Essa foi a opinião de Tite.

Digo, porém, que o Corinthians poderia ter, sim, conquistado uma vitória no Couto Pereira. Poderia ter atacado mais, realmente poderia ter sido mais eficiente nos contra-ataques e, principalmente, poderia não ter recuado tanto. Confiar no bom sistema defensivo é uma coisa, parar de atacar e contar que o jogo acabe logo é outra. É verdade que jogadores como Renato Augusto e Vagner, importantes para os lances ofensivos do Timão, tiveram atuação pouco inspirada (Vagner de novo, né?). Mas mesmo assim o Corinthians criou. E poderia ter feito mais gols.

Segundo o Footstats, o Coritiba teve 57% de posse de bola e o Corinthians, 43%. O time mandante somou dez finalizações, três certas. O Timão, oito finalizações, três certas.

O Corinthians é o segundo colocado do Brasileirão com 30 pontos. O Coritiba ocupa o 19º lugar, somando 11 pontos.

Público
O Couto Pereira recebeu neste domingo 17.225 torcedores pagantes (20.467 presentes). A renda foi de R$ 611 mil.

Comentário
O Corinthians achou que “estava tudo bem, situação sob controle e três pontos mais no bolso. Até relaxar perto do fim e tomar gol de empate. Castigo para o desleixo e para a falta de apetite”. Opinião do comentarista da ESPN Brasil e do jornal O Estado de S. Paulo Antero Greco.

Sequência
Na próxima rodada do Brasileirão, a 16ª, o Corinthians enfrenta o Vasco. A partida será realizada quarta-feira, às 22h, na Arena de Itaquera. O jogo foi antecipado, assim como Atlético/MG x São Paulo. Por isso, o Timão folga no próximo fim de semana, quando a rodada será complementada.

Coritiba 1 x 1 Corinthians

Escalação: Cássio, Fagner, Edu Dracena, Felipe, Uendel; Bruno Henrique, Elias, Jadson, Renato Augusto (Ralf), Malcom (Rildo); e Vagner (Danilo). Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!