domingo, 11 de novembro de 2012

O trânsito mudou, mas e nós?

Nestário Luiz
11/11/2012

Até quando as autoridades de fiscalização competentes vão continuar permitindo o estacionamento irregular de carros na Rua Smith Vasconcelos, no centro de Assis? Há muito tempo houve alterações naquela rua, próxima à Santa Casa e ao Colégio Santa Maria, e o estacionamento do lado direito deixou de ser permitido. Porém, sempre que passo por lá, noto que carros estão parados num lugar que deveria ser de trânsito de veículos (foto 1 e foto 2).

A pintura no asfalto foi alterada, apesar de a anterior ter deixado marcas. A pintura atual, obviamente, é mais nítida. Também existem placas alertando sobre a proibição de estacionamento. Os motoristas, porém, estacionam a 90º sem cerimônia.

Assim, a Smith Vasconcelos, que deveria ter duas faixas de trânsito de veículos, tem somente uma. Estacionar do lado esquerdo é permitido, mas do lado direito, não.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), estacionar em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização é infração média, sujeita a multa. O veículo pode ser removido.

Outra coisa que noto no trânsito de Assis: existem alguns pontos com faixa dupla na mesma direção em que há sinalização para quem pretende seguir em frente e para quem pretende virar à esquerda ou à direita. Um exemplo é a Avenida Otto Ribeiro, perto da pizzaria Villas (foto 3). Ali, onde há um semáforo, existe uma sinalização no asfalto: a faixa da esquerda deve ser utilizada exclusivamente por quem pretende virar à esquerda. A da direita deve ser usada por quem vai seguir em frente.

O que ocorre, porém, é que motoristas que seguirão em frente e não querem ficar atrás de outros carros entram na faixa da esquerda, destinada aos motoristas que vão virar. Neste caso da Otto Ribeiro, depois do semáforo existe apenas uma faixa, de modo que ali não é raro notar dois veículos tentando utilizar um espaço para apenas um. O caso da Otto Ribeiro é um dos vários cruzamentos desse tipo que existem no trânsito assisense.

Também é possível falar sobre a clássica falta de utilização da seta. Realmente dá um baita trabalho acioná-la quando o motorista vai virar ou contornar uma rotatória. Creio que em breve as montadoras de veículos vão eliminar as setas e utilizar o espaço para itens mais importantes para o motorista, como rádio, televisão, DVD, acendedor de cigarro ou carregador de celular.

O trânsito de Assis passou por muitas mudanças nos últimos dois anos. Depois de um período de surpresa, reclamações e adaptação, acredito que as pessoas se acostumaram às alterações. Atualmente, nós, motoristas, já não trafegamos mais com medo de entrar numa rua contramão, por exemplo. Acostumamo-nos, pois.

Matéria publicada no portal Assiscity no dia 8 de novembro comprovou, com números, a queda no índice de acidentes de trânsito em Assis. O site utilizou dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Assis (Comdurb). O órgão concluiu que houve redução de 12% no número de acidentes com vítimas em Assis no primeiro semestre de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Comdurb, houve 373 acidentes nos seis primeiros meses de 2011, ante 328 no período de janeiro a junho deste ano.

O trânsito de Assis mudou e pode até ter melhorado, mas nós, motoristas, ”ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”...

Foto 1 - Motoristas estacionam irregularmente na Rua Smith Vasconcelos,
em Assis (à esquerda da imagem). (Fotos: Nestário Luiz)

Foto 2 - Com estacionamento irregular, só há uma faixa de trânsito,
onde deveria haver duas.

Foto 3 - Sinalização na Avenida Otto Ribeiro.

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