terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Estatísticas dos jogos que assisti (?)

Nestário Luiz
10/2/2015

Olá, amigo internauta. Esta matéria é uma ótima dica de atividade para seu tempo sem nada para fazer. Já tinha pensado nessa ideia algumas vezes, mas resolvi finalmente colocá-la em prática em 2015. Dá trabalho, mas pretendo fazer um “balanço” como este por mês. E, se der certo, o número final pode ser interessante e divertido.

Bom, mas o que é? Resolvi catalogar todos os jogos que assisto. Em 31 dias de janeiro, acompanhei 46 partidas. Acha muito? Pouco? Nem eu sei. Visto que eu trabalho e tenho outras atividades, até que assisti bastante futebol no mês.

Não tem muita regra nisso que inventei. Entram na conta os jogos que assisti inteiros ou boa parte deles. Aquelas zapeadas pelos canais esportivos, claro que não contam.

Quais narradores, quais equipes de transmissão, quais emissoras, quais competições e quais times mais acompanhei? São essas informações que pretendo apurar. Haha, é sério. Uma observação: a partir desses dados, você pode ter uma noção de quais times e quais campeonatos mais gosto, mas não das emissoras e muito menos dos narradores. Alguns locutores a gente atura por falta de opção, afinal muitas competições são exclusivas de um ou outro canal.

Em janeiro, o narrador que mais acompanhei foi o bom Linhares Jr. Assisti a 12 jogos com ele. Paulo Andrade, com oito partidas, vem em segundo. A dupla de transmissão que mais teve a minha audiência foi Linhares Jr. e Wagner Vilaron: oito jogos. Gosto dos dois. Aliás, curto bastante o Vilaron. Puta comentarista. Em segundo lugar, uma dupla que já não gosto (nem em dupla, nem isoladamente): Jader Rocha e Roger, com quatro jogos. Ao todo, foram 18 narradores e 29 equipes de transmissão.

No primeiro mês do ano, assisti a jogos de 61 equipes diferentes (caramba!). Lembro que esse número alto pode ter ocorrido devido à Copa São Paulo de Futebol Júnior, que tem jogos de times de muitos cantos do Brasil. Aliás, vem da Copa SP o maior número de partidas que assisti: 19. Do Campeonato Inglês foram sete.

E os times? Isso imagino que será tendência: o Corinthians em primeiro lugar. Como vi todas as partidas do Timão na Copa SP, o Corinthians sub-20 ficou em primeiro lugar com oito jogos. O Brasil sub-20, que disputou o Sul-Americano mês passado, ficou em segundo com cinco partidas. Do Corinthians principal, que disputou amistosos em janeiro, assisti a três jogos.

É isso. Ao longo do ano vou postando esses balanços doidos. Apesar de trabalhoso, fazer isso deve ser divertido. Está lançado o desafio das transmissões de futebol!

Balanço

Período: 1 a 31 de janeiro de 2015

Emissoras (todas)

Emissora
Jogos
SporTV
24
ESPN
12
Fox Sports
3
Globo
3
Premiere
2

Competições (todas)

Competição
Jogos
Copa SP
19
Inglês
7
Sul-Americano sub-20
5
Espanhol
4
Amistosos
3
Florida Cup
2
Super Series
2
Paulista
2
Copa do Rei
1
Alemão
1

Narradores (todos)

Narrador
Jogos
1
Linhares Jr.
12
2
Paulo Andrade
8
3
Jota Jr.
4
4
Jader Rocha
4
5
Odinei Ribeiro
3
6
Gustavo Villani
2
7
Luís Roberto
2
8
Hamilton Rodrigues
1
9
Osvaldo Luís
1
10
Henrique Guidi
1
11
Eusébio Resende
1
12
Everaldo Marques
1
13
Cledi Oliveira
1
14
Eduardo Moreno
1
15
Cléber Machado
1
16
Rogério Vaughan
1
17
Luiz Carlos Largo
1
18
Bachin Jr.
1

Equipes de transmissão (com mais de um jogo)

 Equipes
Jogos
Linhares Jr. e Wagner Vilaron
8
Jader Rocha e Roger
4
Odinei Ribeiro e Luiz Ademar
3
Jota Jr. e Belletti
3
Gustavo Villani e PVC
2
Paulo Andrade e Antero Greco
2
Paulo Andrade e Paulo Calçade
2
Linhares Jr. e Luiz Ademar
2
Linhares Jr. e Ivan Andrade
2

Times (com mais de um jogo)

 Times
Jogos
Corinthians sub-20
8
Brasil sub-20
5
Palmeiras sub-20
4
São Paulo sub-20
4
Corinthians  
3
Palmeiras 
3
Tottenham
2
Chelsea
2
Flamengo sub-20
2
Barcelona
2
Real Madrid
2
Manchester United
2
Uruguai sub-20
2
Manchester City
2
Botafogo/SP sub-20
2
São Paulo 
2



Linhares Jr., narrador do SporTV e do Premiere.
(Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!