domingo, 8 de novembro de 2015

Corinthians 2 x 1 Coritiba – A caminho...

Nestário Luiz
8/11/2015

Ser campeão sem estar em campo seria bastante inusitado e estranho. A tabela do Brasileirão possibilitaria isso se o Corinthians vencesse o Coritiba sábado e o Atlético/MG não ganhasse do Figueirense no dia seguinte. O Timão fez o dele e venceu. No domingo, poderia conquistar o título assistindo, ouvindo ou acompanhando a rodada pela internet. O Atlético/MG, porém, venceu o Figueirense, evitou o título antecipado do Corinthians e segue na segunda posição, com chances matemáticas de ser campeão.

Após a 34ª rodada, a diferença entre Timão e Atlético continua em 11 pontos: os paulistas somam 76 e os mineiros, 65. Na próxima rodada, o Corinthians pode ser campeão se vencer o Vasco. Aí, sim, estará em campo se for campeão, pois o Atlético enfrenta o São Paulo no mesmo horário. Se o Atlético não ganhar o jogo dele, o Timão será campeão com qualquer resultado.

Tudo isso ficou para o dia 19 de novembro. Até lá, o Brasileirão estará paralisado para os jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa. Quatro jogadores do Timão estarão com o Brasil contra Argentina e Peru: Cássio, Gil, Elias e Renato Augusto. Boa sorte para eles.

Sábado, o Corinthians venceu o Coritiba por 2 a 1 na Arena de Itaquera. Foi uma vitória sofrida, com gol no finzinho obtido com assistência e finalização de dois jogadores que entraram durante a partida: Danilo tocou e Lucca marcou.

A atuação do Timão não foi boa, principalmente no segundo tempo. O Coritiba empatou logo após o intervalo e teve chances de virar. O Corinthians encontrava dificuldades para vencer a marcação do time paranaense, que está entre os quatro últimos, ainda tem chances de escapar do rebaixamento e precisava pontuar em São Paulo. Mas a persistência valeu no fim do jogo, e a torcida, que bateu novo recorde na Arena, comemorou a vitória, que, se ainda não foi a do título, foi a 23ª do Timão no Brasileiro.

No primeiro tempo, Renato Augusto lançou Jadson na área. O camisa 10 dominou e chutou na saída do goleiro, que defendeu. A bola voltou em Jadson e foi na trave, no primeiro ataque perigoso do Timão.

Aos 14 minutos, Edilson passou por Carlinhos, entrou na área, se enroscou com o defensor do Coritiba e foi derrubado. Jadson mandou no canto direito e abriu o placar em Itaquera. Foi o 13º gol de Jadson, vice-artilheiro do Brasileirão. Também foi o centésimo gol do Timão na Arena Corinthians.

O Timão quase ampliou. Guilherme Arana recuperou a bola, arrancou e tocou para Vagner, que deixou para Elias. O volante ficou na cara do goleiro e arriscou. Wilson desviou e fez ótima defesa (porém, o árbitro deu tiro de meta).

Com um minuto do segundo tempo o Coritiba empatou. Carlinhos cruzou na área e Negueba apareceu nas costas de Arana para completar para a rede e fazer 1 a 1.

O time de Curitiba empatou e partiu para o ataque. Primeiro, Henrique pegou sobra na área e bateu forte. Cássio espalmou. Depois, Negueba avançou pela direita, passou pela marcação e cruzou fechado. Cássio não foi na bola e ela bateu na trave.

O Timão, então, acordou. Elias rolou e Malcom, na área, chutou forte na saída do goleiro, que desviou pela linha de fundo. Na sequência, Jadson bateu cruzado e Elias tentou de letra, mas a defesa afastou.

Aos 42 minutos, Lucca, que já havia feito um golaço na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético/MG, na rodada anterior, decidiu a partida. Edilson cruzou da direita, Danilo desviou de cabeça e Lucca mandou com gosto para o fundo da rede: 2 a 1, Timão.

Após o jogo, o atacante maranhense de 25 anos deu duas entrevistas. Aqui, logo depois da vitória sobre o Coritiba, Lucca diz que o gol foi sensacional. E aqui ele fala um pouco mais sobre o jogo de sábado.

Terminado o jogo e conquistada a vitória, era hora de esperar a partida entre Figueirense e Atlético/MG em Florianópolis. O Timão conquistaria o título antecipado se o time mineiro não vencesse, mas venceu.

Figueirense e Atlético fizeram um jogo movimentado, com ótimas chances de gol para as duas equipes. O campeonato ia acabando com o 0 a 0, mas aos 45 minutos do segundo tempo Dátolo fez 1 a 0 para o Atlético, que agora soma 65 pontos, 11 atrás do Corinthians com 12 ainda em disputa.

Em Itaquera
Segundo o Footstats, o Corinthians teve 60% de posse de bola e o Coritiba, 40%. O Timão somou dez finalizações, oito certas. Os paranaenses tiveram 11 finalizações, três certas.

E a torcida bateu recorde na Arena. Sábado, foram 43.688 torcedores pagantes na vitória sobre o Coritiba. A renda foi de R$ 2,7 milhões.

Pela 35ª rodada, o Corinthians enfrenta o Vasco no Rio (a CBF ainda não confirmou o local) e o Atlético/MG joga contra o São Paulo no Morumbi. As duas partidas serão disputadas no dia 19 de novembro às 22h.

Se o Timão vencer, é campeão...

Leia também

Corinthians 2 x 1 Coritiba

Escalação: Cássio, Edilson, Felipe, Gil, Guilherme Arana; Ralf, Elias, Jadson, Renato Augusto (Rodriguinho), Malcom (Lucca); e Vagner (Danilo). Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!