domingo, 6 de dezembro de 2015

Corinthians 1 x 1 Avaí – Último jogo do hexa

Nestário Luiz
6/12/2015

O último jogo do campeão Corinthians no Brasileirão de 2015 ocorreu neste domingo na Arena de Itaquera. O Timão ficou no 1 a 1 com o Avaí, pela 38ª e última rodada. Para o Corinthians, o empate não valeu nada em termos de classificação, mas para o Avaí rendeu o rebaixamento para a Série B. A equipe catarinense ainda disputava a permanência, mas com o empate terminou a competição na 17ª posição (veja a classificação final do Brasileirão).

O Corinthians encerrou o Campeonato Brasileiro com 71,1% de aproveitamento: foram 24 vitórias, nove empates e cinco derrotas em 38 partidas. A equipe fez 71 gols e sofreu 31, com saldo de 40 gols. Uma campanha espetacular: time com mais vitórias, menos derrotas, mais gols marcados, menos gols sofridos e maior saldo de gols.

E mais: com 81 pontos, o Corinthians se tornou a equipe com a maior pontuação na história dos pontos corridos com 20 times. O Timão superou o Cruzeiro do ano passado, que somou 80.

Com time misto e sem a dupla Jadson e Renato Augusto, poupados, o Corinthians jogou numa boa, até criando bons lances. No segundo tempo, o Avaí foi para cima, pois outros resultados da rodada estavam deixando a equipe na zona de rebaixamento. Os visitantes abriram o placar. Porém, o Timão melhorou e empatou. A reta final foi emocionante, com as duas equipes indo ao ataque.

Foi do Corinthians o primeiro bom ataque da partida. Elias tocou e Malcom ficou em boa posição para bater. Ele chutou rasteiro e o goleiro do Avaí desviou pela linha de fundo. Malcom arriscou de novo, agora da entrada da área. O goleiro defendeu de novo.

O Avaí foi mais para cima na segunda etapa, mas foi do Timão a primeira oportunidade. Rodriguinho recebeu na área, limpou a marcação e arriscou. À direita.

Aos 12 minutos, Everton Silva chutou forte de fora da área e Cássio espalmou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Claudinei subiu e completou de cabeça para abrir o placar. O Avaí estava se salvando com a vitória.

Mas o Corinthians reagiu e empatou aos 32 minutos. Elias lançou na área para Danilo, que tocou para Vagner completar na saída do goleiro: 1 a 1. Foi o 14º gol de Vagner, que terminou o Brasileirão como vice-artilheiro, atrás de Ricardo Oliveira, que fez 20. Jadson também se destacou com gols (13) e com assistências (12, ficando em primeiro lugar nesse quesito).

Terminada a excelente campanha no Brasileirão 2015, hora de comemorar o hexacampeonato. E também de torcer para que a base do time seja mantida. Nesta época do ano, muito se especula. Talvez seja difícil que ninguém saia, mas vamos torcer para que o time mantenha a base e consiga o reforço de bons jogadores para o ano que vem.

O Corinthians foi líder em 22 rodadas do Brasileirão: na segunda e da 18ª à última. Quando chegou à primeira posição depois de ganhar do Sport por 4 a 3 em 12 de agosto, o Timão ficou lá até ser campeão. Nessa ótima campanha, o Corinthians também foi o melhor mandante (90,7% de aproveitamento) e o melhor visitante (54,3%).

O Timão também venceu os dois turnos do Brasileiro de 2015. No primeiro, foram 40 pontos, com 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, 27 gols marcados e 14 sofridos. No segundo, o Corinthians obteve 41 pontos com 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas, 44 gols feitos e 17 sofridos.

Contra o Avaí, segundo o Footstats, o Timão teve 69% de posse de bola e o Avaí, 31%. O Corinthians somou 13 finalizações, seis certas. O Avaí, 11 finalizações, quatro certas.

E para o último jogo de 2015, um ótimo público. A Arena de Itaquera teve neste domingo 43.389 torcedores pagantes (43.652 presentes). A renda foi de R$ 2.678.940,00.

Esta foi a matéria do último jogo do Corinthians no Brasileirão de 2015. Em breve farei uma especial, falando um pouco mais da campanha e do título.

E vamos continuar comemorando, afinal...

É campeão!

É hexa!

É Corinthians!

Corinthians 1 x 1 Avaí

Escalação: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Uendel; Ralf (Bruno Henrique), Elias, Rodriguinho (Romero); Malcom, Lucca (Danilo) e Vagner. Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!