segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Assis Basket surpreende e entra no G-12 do NBB

Assis Basket chega ao G-12 do NBB. (Foto: LNB)
Nestário Luiz
28/2/2011

Foram duas vitórias surpreendentes, e o Assis Basket entrou na zona de classificação do Novo Basquete Brasil. Primeiro, a equipe assisense derrotou o então líder da competição, o Brasília. Depois, os assisenses venceram o Uberlândia, que estava na segunda colocação. Assim, o Assis Basket chegou a cinco vitórias no NBB e passou a ocupar a 12ª colocação, com 26 pontos.

Sexta-feira, dia 25, no Ginásio Jairão, em Assis, o time paulista venceu o primeiro período por 24 a 16, mas o Brasília reagiu, fez 26 a 18 e o primeiro tempo terminou empatado em 42 pontos. No terceiro quarto, o então líder mostrou força e venceu por 28 a 15. No último quarto, porém, o Assis Basket fez 34 pontos contra apenas 18 do adversário e conquistou sua quarta vitória no NBB: 91 a 88.

O cestinha do jogo foi Alex, do Brasília, que somou 28 pontos, seis rebotes e sete assistências. Pelo time assisense, destaque para Tony Stockman, que marcou 22 pontos, além de três rebotes e nove assistências. Pontuaram, ainda, Luciano Matão (16), Adriano (9), Cauê (9), Ricardo Gianecchini (8), André Silva (8), Calderon (8), Zezinho (7), Paulão (2) e Cícero (2).

Domingo, dia 27, novamente no Ginásio Jairão, a partida era contra o então segundo colocado do NBB, o Uberlândia. O time visitante começou o jogo na frente e venceu o primeiro quarto por 34 a 22, enquanto o segundo terminou empatado em 24 pontos. A reação assisense veio no segundo tempo. O Assis Basket fez 19 a 17 no terceiro período e 29 a 15 no último. No fim, 94 a 90 e a quinta vitória da equipe na competição.

O principal jogador da partida foi o americano Robby Collum, do Uberlândia, que anotou 40 pontos, três rebotes e oito assistências. No Assis Basket, Tony Stockman novamente foi o destaque, com 26 pontos, um rebote e cinco assistências. Também pontuaram Cauê (16), Calderon (12), André Silva (10), Ricardo Gianecchini (9), Zezinho (6), Cícero (6), Luciano Matão (5) e Adriano Machado (4).

Até aqui, em 21 jogos, o Assis Basket soma cinco vitórias e 16 derrotas. Na classificação por pontos, a equipe aparece na 14ª e penúltima colocação. Porém, na classificação por aproveitamento, a que vale para a definição dos times que se classificarão para a segunda fase do NBB, o Assis Basket é o 12º colocado, com 23,81% de aproveitamento, e atualmente seria a última equipe classificada. Dos 15 times da competição, 12 avançarão.

Sequência
Dos sete jogos que o Assis Basket ainda terá na primeira fase do Novo Basquete Brasil, apenas um será no Ginásio Jairão. Os demais serão contra quatro paulistas e dois capixabas.

11 de março – 20h – Limeira x Assis
13 de março – 11h – São José x Assis
18 de março – 20h – Bauru x Assis
25 de março – 20h – Assis x Araraquara
27 de março – 11h – Franca x Assis
1º de abril – 20h – Vitória x Assis
3 de abril – 11h – Vila Velha x Assis

Números
Após as duas partidas do fim de semana pelo NBB, o Assis Basket soma cinco vitórias na competição. Todas elas ocorreram quando o time foi mandante (a vitória sobre o Paulistano por 72 a 60 foi no Ginásio da Luso, em Bauru).

Como equipe anfitriã, o Assis Basket soma cinco vitórias e oito derrotas. Quatro dessas vitórias ocorreram já no segundo turno, que começou para o time assisense na vitória por 85 a 74 sobre o Joinville, dia 6 de fevereiro. Fora de casa, a equipe de Assis soma oito derrotas em oito jogos – seis no primeiro turno e duas no segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se ao deixar um comentário no blog. Coloque seu nome completo e, se possível, seu e-mail. Obrigado pela participação!