sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanço 2011: Clube Atlético Assisense


Nestário Luiz
31/12/2011

A temporada 2011 do Clube Atlético Assisense pode ser dividida em duas partes distintas. Primeiro, a equipe mais uma vez passou por momentos difíceis e fez uma campanha modesta na Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Depois, porém, o time sub-20 chegou pela primeira vez até as quartas de final da Segundona da categoria. Parte do elenco, inclusive, deve ser a base do time principal em 2012.

O presidente do Assisense, Carlos Antunes, avaliou a temporada da equipe principal. “Nós começamos 2011 com o objetivo de montar o time e a comissão técnica sem patrocínio ou parceria de fora da cidade. Esperávamos obter sucesso, mas nossos planos não deram certo. Quando a Blitz Sports, de Marília, mostrou interesse em ajudar o Assisense, nós avaliamos que poderia haver uma melhora. E houve. A estrutura, o ânimo e os resultados melhoraram, mas isso não foi suficiente para que a equipe alcançasse a classificação”, afirmou, em entrevista ao blog.

Na Segundona Paulista o Assisense obteve três vitórias, um empate e oito derrotas em 12 jogos. A equipe marcou nove gols e sofreu 21. O time de Assis foi o sétimo e último colocado do Grupo 1.

Já na categoria sub-20 o Assisense montou uma equipe simples, teve o próprio presidente como técnico e realizou uma campanha excelente.

Discretamente o time foi conquistando vitórias seguidas. Foram quatro nas quatro primeiras rodadas da competição. A classificação veio de forma tranquila, com a equipe na liderança isolada do Grupo 2.

Nas oitavas de final o Assisense enfrentou o Olímpia. No primeiro jogo, fora de casa, o time assisense surpreendeu e venceu por 2 a 0. Na volta, em Assis, empate por 1 a 1 e a inédita classificação para as quartas.

O adversário seguinte foi o São Bernardo. Primeiro jogo em Assis e vitória da equipe do ABC por 2 a 0. Em São Bernardo do Campo o Assisense foi guerreiro, lutou até o fim, mesmo debaixo de um temporal, e arrancou o empate. O São Bernardo passou pelo time de Assis e foi campeão da Segundona sub-20 em cima do Jabaquara.

Blog acompanhou o Assisense na Segundona sub-20 e esteve
em São Bernardo do Campo, onde a equipe empatou e foi eliminada.
(Foto: Nestário Luiz/arquivo)

O Assisense somou seis vitórias, quatro empates e duas derrotas em 12 partidas. O time marcou 24 gols e sofreu 14. “A campanha foi fantástica e histórica”, resumiu Carlos Antunes.

O desempenho do elenco assisense agradou tanto que alguns jogadores devem fazer parte da equipe principal em 2012. “Nós precisamos de jogadores que tenham a ‘cara’ da Segundona Paulista e do Assisense, ou seja, atletas guerreiros, comprometidos e que tenham vontade de crescer. E no elenco sub-20 havia jogadores com esse perfil, como o Yago, Geovani, Cassinho, Vinícius e Diego Costa. Acredito que essa pode ser a base para o início do trabalho em 2012”, declarou Antunes.

O presidente do Assisense também agradeceu o apoio da Autarquia de Esportes de Assis durante a Segundona sub-20. “A ajuda da Autarquia foi essencial para o nosso sucesso”, ressaltou.

2012
O blog apurou que o Assisense deve voltar a apostar em um elenco simples no ano que vem. O time deve contar com jogadores da região, além de alguns atletas que defenderam a equipe na Segundona sub-20.

A diretoria também está em busca de patrocínios locais. Algumas empresas se mostraram dispostas a apoiar o clube e as conversas estão adiantadas. A equipe deve anunciar novidades durante o mês que vem.

Campanhas
Segundona principal

1º de maio – Fernandópolis 3 x 0 Assisense
8 de maio – Assisense 0 x 2 Tupã
15 de maio – Assisense 2 x 3 Votuporanguense
20 de maio – Bandeirante 5 x 0 Assisense
5 de junho – Tanabi 1 x 2 Assisense
12 de junho – Assisense 1 x 0 José Bonifácio
19 de junho – Assisense 0 x 1 Fernandópolis
25 de junho – Tupã 2 x 1 Assisense
3 de julho – Votuporanguense 2 x 1 Assisense
10 de julho – Assisense 1 x 2 Bandeirante
24 de julho – Assisense 1 x 0 Tanabi
31 de julho – José Bonifácio 0 x 0 Assisense

Segundona sub-20

4 de junho – Assisense 3 x 0 CAL/Bariri
11 de junho – Bandeirante 0 x 3 Assisense (WO)
25 de junho – Assisense 2 x 0 Flamengo
2 de julho – Tupã 1 x 2 Assisense
6 de agosto – CAL/Bariri 3 x 2 Assisense
13 de agosto – Assisense 2 x 2 Bandeirante
27 de agosto – Flamengo 2 x 4 Assisense
3 de setembro – Assisense 2 x 2 Tupã
10 de setembro – Olímpia 0 x 2 Assisense (oitavas – ida)
17 de setembro – Assisense 1 x 1 Olímpia (oitavas – volta)
24 de setembro – Assisense 0 x 2 São Bernardo (quartas – ida)
1º de outubro – São Bernardo 1 x 1 Assisense (quartas – volta)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Balanço 2011: Liga Assisense de Esportes


Nestário Luiz
29/12/2011

Com pouco dinheiro. Assim foi o trabalho da Liga Assisense de Esportes em 2011. Sem o apoio da Prefeitura, que neste ano não destinou recursos à entidade, a Liga buscou patrocínio, cobrou taxas dos clubes e conseguiu realizar quatro competições.

Apesar das dificuldades, o presidente da Liga Assisense de Esportes, Carlinhos Perandré, fez uma avaliação positiva do ano. “Os clubes entenderam a situação difícil pela qual passou a Liga, pagaram taxas de inscrição e nós conseguimos alcançar o objetivo de fazer bons campeonatos amadores em Assis”, afirmou, em entrevista ao blog. “Também foi fundamental o apoio de empresas como a Guadaim Móveis e a Elétrica Forte, que estiveram ao nosso lado neste ano”, completou.

Além das competições adultas, a Liga também realizou a Copa LAE de Futebol Infantil e a primeira edição da Copa Sapattu Sport de Showbol. “A Sapattu Mania deu todas as condições para que a competição fosse realizada. Os jogos foram disputados em Cândido Mota e contaram com a participação de mais de 700 crianças. Esse era um projeto da Liga e, com a parceria, foi possível fazer um ótimo campeonato”, avaliou Perandré. O título ficou com Iepê, que venceu o Gol de Placa, de Palmital, por 3 a 1 na decisão.

O presidente da Liga afirmou, também, que pode deixar o cargo em 2012. “Para o ano que vem não há a certeza de que a Liga terá verba da Prefeitura. Por isso vou reunir todos os clubes em fevereiro e explicar a situação. Inclusive, se nós chegarmos à conclusão de que minha saída é necessária, não haverá problema. Independentemente do presidente, o futebol amador precisa continuar”, declarou.

Sucesso da Segunda Divisão
Carlinhos Perandré destacou, ainda, o sucesso da Segunda Divisão do Campeonato Amador, criada no ano passado. A primeira edição teve a participação de oito times e foi vencida pelo São Cristóvão.

Apesar de a competição não ter sido realizada este ano, Perandré comemorou a repercussão. “Uma das minhas grandes alegrias à frente da Liga foi a criação da Segunda Divisão do Campeonato Amador, que se tornou uma atração em Assis. Neste ano eu recebi inúmeros pedidos de times do Campeonato Varzeano para participar, mas infelizmente não havia verba para realizar a competição”, afirmou. “Algumas cidades da região vão copiar o modelo, o que mostra que esse projeto da Liga Assisense deu ótimos resultados”, finalizou.

Campeão amador
O campeão amador de 2011 será definido num jogo entre Fluminense e São Cristóvão, equipes que mais se destacaram este ano. A partida será realizada em 2012, ainda sem data e local definidos.

Fluminense venceu o Corinthians por 3 a 1 e conquistou a
Taça Prefeitura 2010. (Foto: Nestário Luiz/arquivo)


Os campeões de 2011
Taça Cidade de Assis
Fluminense 2 x 1 Alvorada
Campeão: Fluminense

Taça Prefeitura 2010
Fluminense 3 x 1 Corinthians
Campeão: Fluminense

Taça Prefeitura 2011
São Cristóvão 2 x 1 Fluminense
Campeão: São Cristóvão

Taça Liga Assisense de Esportes
São Cristóvão 3 x 1 Juventus
Campeão: São Cristóvão

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Balanço 2011: Autarquia de Esportes de Assis


Nestário Luiz
26/12/2011

Vinícius Simili avaliou os projetos da Autarquia de Esportes.
(Foto: Nestário Luiz)
O ano da Autarquia de Esportes de Assis foi de atividades intensas e vitoriosas. O futsal masculino e o vôlei feminino foram modalidades que conquistaram resultados expressivos. Mesmo em seu primeiro ano, as duas equipes disputaram finais de campeonatos estaduais. Além disso, as escolinhas e projetos sociais atendem a mais de 1.000 crianças na cidade.

O presidente da Autarquia de Esportes, Vinícius Simili, avaliou as atividades realizadas em 2011 e destacou o ressurgimento de algumas modalidades. “Este ano nós diversificamos os investimentos da Autarquia, trazendo modalidades que estavam esquecidas na cidade. Com a paralisação das atividades do Assis Basket, que exigia da Autarquia um gasto muito alto, nós pudemos investir em modalidades como o vôlei feminino e o futsal masculino, que chegaram à final dos campeonatos estaduais. Isso foi gratificante para a Autarquia”, avaliou, em entrevista ao blog.

Para Simili, a Autarquia vive um bom momento. “Assis foi sede do Campeonato Brasileiro de Judô e de um festival de karatê, o que mostra que a Autarquia vive um momento especial, com várias conquistas e novos projetos, como as academias ao ar livre que estão surgindo na cidade”, destacou.

Segundo o presidente da Autarquia, os projetos para o ano que vem ainda não estão totalmente definidos. “Neste momento temos que avaliar em que acertamos e em que erramos para que possamos pensar nos projetos para 2012. Nossos objetivos para o ano que vem são investir na base e ter modalidades fortes em Assis. Em janeiro vamos conversar com todos os técnicos para saber o que eles planejam, quais são seus anseios, para que possamos melhorar os projetos da Autarquia”, adiantou.

Simili também avaliou as atividades realizadas nas escolinhas. “Nós temos mais de 1.200 crianças envolvidas em projetos da Autarquia. São 600 crianças que praticam karatê, por exemplo. A Autarquia tem 15 modalidades com escolinhas espalhadas pela cidade, à disposição da comunidade assisense. Nossa intenção é ampliar esses projetos, buscar as crianças dos bairros mais distantes da cidade e trazê-las para o esporte”, afirmou. Uma das novidades para o ano que vem, segundo Simili, deve ser a escolinha de ciclismo. “O projeto está adiantado”, resumiu.

O presidente da Autarquia de Esportes explicou, ainda, que o orçamento da entidade vem da Prefeitura. “Para o ano que vem já foi aprovado o valor de R$ 2,8 milhões. Cerca de 50% dessa verba é destinada à folha de pagamento. De 10% a 15% são usados nas praças esportivas, com manutenção e pagamento de água e energia elétrica. O restante do orçamento é utilizado nas modalidades e projetos sociais da Autarquia. É fundamental ter cuidado para usar o dinheiro público para que a Autarquia alcance o objetivo de levar projetos de qualidade à população assisense”, ressaltou.

Para Vinícius Simili, é importante que haja parceria entre o público e o privado na obtenção de recursos. “A Autarquia sempre busca patrocínio de empresas privadas, o que não tem sido fácil. O esporte é um ótimo meio para a divulgação de marcas, mas muitos empresários de Assis ainda não têm essa consciência. Aos poucos, porém, nós temos conseguido mostrar a importância de se investir em esporte, uma ferramenta barata e prazerosa. Além disso, normalmente o esporte está vinculado a coisas boas. Essa é a ideia que a Autarquia procura passar aos empresários da cidade“, afirmou.

Simili destacou, também, a relação do esporte com o desenvolvimento das crianças. “Eu, como professor de Educação Física, sou apaixonado pelo esporte. A Autarquia de Assis quer que as crianças venham para o esporte e o tenham como opção de educação, lazer e cidadania. O esporte tem essa missão”, completou.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Nestário Luiz
25/12/2011

Olá, pessoal. Desejo um ótimo Natal a todos vocês que acessam o blog. São quase 15 mil visitas em praticamente dez meses de trabalho. Obrigado.

Que este domingo seja de muita luz e paz para vocês. E que Jesus, o aniversariante de hoje, continue abençoando cada um de vocês, leitores.

O blog não para neste fim de ano. Vou publicar algumas retrospectivas do esporte assisense. Está bem legal. Aguarde.

Feliz Natal!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vocem contrata beque de Araraquara


Nestário Luiz
22/12/2011

William, de amarelo, vai jogar no Vocem em 2012.
(Foto: Rodolpho Mortari)
Exclusivo. Definido o primeiro reforço do Vocem para o ano que vem. A equipe contratou o beque William, que estava em Araraquara e foi campeão do Campeonato Paulista do Interior sub-20 em cima do próprio time de Assis.

William tem 19 anos e é natural de Orlândia (SP), onde jogou de 2008 a 2010. Neste ano o beque defendeu Araraquara e conquistou os Jogos Regionais de Taquaritinga e o Paulista do Interior.

Como o beque Rafael, que jogou no Vocem no segundo semestre, não terá idade para defender a equipe sub-20 no ano que vem, a comissão técnica assisense tinha como prioridade a contratação de outro jogador da posição. O acerto entre o clube e William ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 22.

Como o blog informou esta semana, o Vocem renovou o contrato de todos os jogadores sub-20 para 2012. A equipe dispensou apenas o goleiro Fred, o beque Rafael e o ala Marcelo, que terão idade adulta no ano que vem. Com a contratação de William, o elenco do Vocem já conta com 12 jogadores.

O blog apurou, ainda, que o técnico André Luís continua estudando contratações. Mais dois ou três jogadores devem ser contratados.

Ficha
Nome: William de Souza Lavagnoli
Apelido: Piolho
Nascimento: 10 de fevereiro de 1992, em Orlândia (SP)
Equipes: Orlândia, de 2008 a 2010, e Araraquara, em 2011
Expectativa de jogar no Vocem: “Estou muito feliz pelo convite do André Luís e por ter a oportunidade de defender o Vocem. Vou lutar bastante para conquistar títulos em Assis”
Características: “Sou beque. Minhas principais características são marcação e chute forte”

William, novo beque do Vocem.
(Foto: arquivo pessoal)

Balanço 2011: Campeonato Varzeano


Nestário Luiz
22/12/2011

Expressinho somou 126 pontos no Varzeano.
(Foto: Luiz Carlos Japonês)
O Campeonato Varzeano de Assis terminou no último sábado, dia 17. A competição começou no dia 22 de janeiro e teve 48 rodadas, 30 no primeiro turno e 18 do segundo. O futebol varzeano tem o apoio da Autarquia de Esportes de Assis.

O time que mais somou pontos e ficou com o troféu de campeão foi o Expressinho/Restaurante do Gaúcho. A equipe fez 126 pontos, quatro a mais do que o Máster Ponte Preta. O Fluminense ficou em terceiro, com 114 pontos.

Apesar do título, o Expressinho perdeu na última rodada. A equipe foi derrotada pelo EC Jardim Paraná por 3 a 1, no campo do Assis Diesel. O Expressinho jogou com Cleiton, Du, Marlon, Juninho Grilo, Cobrinha, Serginho Capacete, Tiago Oreia, Tocha, Jhone, Rafael Diéque e Paulinho PC. Entraram Bruno Kiko, João Fábio, Julian, Michel e Roger. Quatro atletas desfalcaram o time: Pimenta, Rodriguinho, Toddynho e Feijão.

O organizador do Campeonato Varzeano, Luiz Carlos Japonês, entregou o troféu de campeão ao capitão do Expressinho, Juninho Grilo.

Luiz Carlos Japonês (à direita) entrega a taça ao capitão Grilo.
(Foto: Divulgação)

 A competição deve voltar no dia 14 de janeiro de 2012.

Classificação final do Varzeano


Equipes
Pontos
Expressinho
126
Máster Ponte Preta
122
Fluminense
114
ADPM
102

Moleque Travesso
102
Derac
100
Almoção
94
Botafogo/Cândido Mota
90
Unesp
88

Náutico
88

São Bento
88
Máster Cândido-Motense
86
10º
Ajax Barateiro
85
11º
Sindicato
82
12º
União da Prefeitura
80

Dorilan/Tarumã
80

Vasco
80

Grêmio Judô
80
13º
Renascer/Cândido Mota
79
14º
Inter da Ribeiro
77
15º
Granja Mizumoto
74
16º
Juventude
73
17º
Mascatense
72
18º
Inter de Limão/Tarumã
71
19º
Unidos de Tarumã
68
20º
Usina Pari
67
21º
União Assis
66

Cruzália
66
22º
Máster Tarumã
65
23º
Tubaína/Tarumã
64
24º
Real Leblon
63
25º
ARFMA
59

Cateto
59
26º
Vila Ribeiro
57
27º
Cimencal
54
28º
Atlético/Moto Cidade
53
29º
São Cristóvão
49
30º
Chelsea da Vila
46
31º
Grêmio Prudenciana
33
32º
Real Fênix
32
33º
Palermo
25

Jardim Paraná
25

Santa Cecília
25
34º
Brasiliense
24
35º
Vila Cláudia
21

MEC do Jardim Paraná
21
36º
Vila Real
16
37º
Parque Buracão
6
38º
Flamengo
5

(Colaboração: Luiz Carlos Japonês)