segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tabela da Segundona é divulgada e Assisense conhece seus adversários na 1ª fase


Em 2010, Assisense ficou na primeira fase. (Foto: Nestário
Luiz/arquivo)

Nestário Luiz
28/2/2011

A missão do Clube Atlético Assisense nesta temporada será quebrar o tabu de não se classificar para a segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista desde 2005. E o início da trajetória da equipe na competição já tem data e horário definidos: 1º de maio, às 10h, contra o Fernandópolis, fora de casa.

Segunda-feira, dia 28, foram divulgados pela Federação Paulista de Futebol os grupos e a tabela da edição 2011 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. A competição, que terá a participação de 45 equipes, começa daqui a dois meses, no dia 30 de abril, e vai até 6 de novembro.

Para a primeira fase foram formados seis grupos regionalizados, sendo três deles com sete participantes e três com oito. Os times jogarão dentro dos grupos em turno e returno, e os quatro melhores de cada grupo se classificarão para a segunda fase. Os 24 times qualificados serão divididos em seis grupos com quatro participantes. Haverá jogos dentro dos grupos em turno e returno, e dessa vez apenas dois times de cada grupo seguem na disputa.

Na terceira fase serão formados três grupos de quatro equipes. Após os jogos de turno e returno, os dois melhores de cada grupo mais os dois melhores terceiros colocados se classificarão. Na quarta fase haverá dois grupos com quatro equipes. Os dois melhores times de cada grupo garantirão vaga na Série A-3 do Campeonato Paulista de 2012. A final da Segundona Paulista será disputada pelos campeões dos grupos da quarta fase.

As inscrições de jogadores para a primeira rodada devem ser realizadas até dia 19 de abril. Demais inscrições poderão ser feitas até 11 de agosto. Este ano, a Segundona contará com jogadores nascidos a partir de 1988, permitida a inscrição de até três atletas com mais de 21 anos por partida.

O Clube Atlético Assisense está no Grupo 1 e, por causa da ausência de equipes da região, terá de enfrentar times de cidades mais distantes. Do grupo do Assisense no ano passado, a Santacruzense conquistou o acesso para a Série A-3, enquanto Presidente Prudente e Ilha Solteira pediram afastamento. Assim, o Tupã será o único adversário regional em 2011.

O Grupo 1 será formado por Assisense, Bandeirante de Birigui, Votuporanguense, Fernandópolis, José Bonifácio, Tanabi e Tupã. O Bandeirante, que foi rebaixado da Série A-3 no ano passado, é a única equipe que o Assisense nunca enfrentou em jogos oficiais.

Preparação
A preparação do Assisense para a temporada deve começar no próximo dia 14 de março, quando serão apresentados os jogadores e o técnico Neto. Segundo apurado pela reportagem, alguns atletas que defenderam a equipe no ano passado despertam interesse na diretoria. Amaral, Heitor, Felipe Gómez, Cezar e Nilo, que foram os destaques na Segundona de 2010, podem voltar a vestir a camisa do Assisense nesta temporada.

Tabu
A missão do Assisense este ano será apagar o rótulo de time que não consegue passar da fase inicial da Segundona. A equipe não se classifica para a segunda fase desde 2005. De 2006 a 2010, o time assisense sempre se despediu da competição ainda na primeira fase.

Assim, em apenas duas temporadas o Assisense se classificou para fases mais avançadas: 2004 (quando disputou a Série B-2 e não conquistou o acesso para a Série A-3 no saldo de gols) e 2005 (ano em que foi disputada a primeira edição da Segundona Paulista).

Jogos do Assisense na 1ª fase
1º de maio – 10h – Fernandópolis x Assisense
8 de maio – 10h – Assisense x Tupã
15 de maio – 10h – Assisense x Votuporanguense
22 de maio – 10h – Bandeirante x Assisense
5 de junho – 10h – Tanabi x Assisense
12 de junho – 10h – Assisense x José Bonifácio
19 de junho – 10h – Assisense x Fernandópolis
25 de junho – 15h – Tupã x Assisense
3 de julho – 10h – Votuporanguense x Assisense
10 de julho – 10h – Assisense x Bandeirante
24 de julho – 10h – Assisense x Tanabi
31 de julho – 10h – José Bonifácio x Assisense

Os grupos
Grupo 1: Bandeirante, Assisense, Votuporanguense, Fernandópolis, José Bonifácio, Tanabi e Tupã;
Grupo 2: Américo, Barretos, Guariba, Jaboticabal, Olé Brasil, Olímpia e Matonense;
Grupo 3: Brasilis, Bariri, Guaçuano, Jaguariúna, Independente, Radium e Palmeirinha;
Grupo 4: Capivariano, Cotia, Desportivo Brasil, Elosport, Primavera, Osasco, Atibaia e Sumaré;
Grupo 5: Guarulhos, Manthiqueira, Joseense, União Suzano, Primeira Camisa, Jacareí, União Mogi e União Suzano;
Grupo 6: Portuguesa de Santos, Guarujá, São Bernardo, Mauaense, Jabaquara, Nacional, Palestra e São Vicente.

Assis Basket surpreende e entra no G-12 do NBB

Assis Basket chega ao G-12 do NBB. (Foto: LNB)
Nestário Luiz
28/2/2011

Foram duas vitórias surpreendentes, e o Assis Basket entrou na zona de classificação do Novo Basquete Brasil. Primeiro, a equipe assisense derrotou o então líder da competição, o Brasília. Depois, os assisenses venceram o Uberlândia, que estava na segunda colocação. Assim, o Assis Basket chegou a cinco vitórias no NBB e passou a ocupar a 12ª colocação, com 26 pontos.

Sexta-feira, dia 25, no Ginásio Jairão, em Assis, o time paulista venceu o primeiro período por 24 a 16, mas o Brasília reagiu, fez 26 a 18 e o primeiro tempo terminou empatado em 42 pontos. No terceiro quarto, o então líder mostrou força e venceu por 28 a 15. No último quarto, porém, o Assis Basket fez 34 pontos contra apenas 18 do adversário e conquistou sua quarta vitória no NBB: 91 a 88.

O cestinha do jogo foi Alex, do Brasília, que somou 28 pontos, seis rebotes e sete assistências. Pelo time assisense, destaque para Tony Stockman, que marcou 22 pontos, além de três rebotes e nove assistências. Pontuaram, ainda, Luciano Matão (16), Adriano (9), Cauê (9), Ricardo Gianecchini (8), André Silva (8), Calderon (8), Zezinho (7), Paulão (2) e Cícero (2).

Domingo, dia 27, novamente no Ginásio Jairão, a partida era contra o então segundo colocado do NBB, o Uberlândia. O time visitante começou o jogo na frente e venceu o primeiro quarto por 34 a 22, enquanto o segundo terminou empatado em 24 pontos. A reação assisense veio no segundo tempo. O Assis Basket fez 19 a 17 no terceiro período e 29 a 15 no último. No fim, 94 a 90 e a quinta vitória da equipe na competição.

O principal jogador da partida foi o americano Robby Collum, do Uberlândia, que anotou 40 pontos, três rebotes e oito assistências. No Assis Basket, Tony Stockman novamente foi o destaque, com 26 pontos, um rebote e cinco assistências. Também pontuaram Cauê (16), Calderon (12), André Silva (10), Ricardo Gianecchini (9), Zezinho (6), Cícero (6), Luciano Matão (5) e Adriano Machado (4).

Até aqui, em 21 jogos, o Assis Basket soma cinco vitórias e 16 derrotas. Na classificação por pontos, a equipe aparece na 14ª e penúltima colocação. Porém, na classificação por aproveitamento, a que vale para a definição dos times que se classificarão para a segunda fase do NBB, o Assis Basket é o 12º colocado, com 23,81% de aproveitamento, e atualmente seria a última equipe classificada. Dos 15 times da competição, 12 avançarão.

Sequência
Dos sete jogos que o Assis Basket ainda terá na primeira fase do Novo Basquete Brasil, apenas um será no Ginásio Jairão. Os demais serão contra quatro paulistas e dois capixabas.

11 de março – 20h – Limeira x Assis
13 de março – 11h – São José x Assis
18 de março – 20h – Bauru x Assis
25 de março – 20h – Assis x Araraquara
27 de março – 11h – Franca x Assis
1º de abril – 20h – Vitória x Assis
3 de abril – 11h – Vila Velha x Assis

Números
Após as duas partidas do fim de semana pelo NBB, o Assis Basket soma cinco vitórias na competição. Todas elas ocorreram quando o time foi mandante (a vitória sobre o Paulistano por 72 a 60 foi no Ginásio da Luso, em Bauru).

Como equipe anfitriã, o Assis Basket soma cinco vitórias e oito derrotas. Quatro dessas vitórias ocorreram já no segundo turno, que começou para o time assisense na vitória por 85 a 74 sobre o Joinville, dia 6 de fevereiro. Fora de casa, a equipe de Assis soma oito derrotas em oito jogos – seis no primeiro turno e duas no segundo.